sexta-feira, 19 de maio de 2017

GALP DESISTE DE FURO EM ALJEZUR



Da edição impressa do Correio da Manhã (CM) de ontem (18-05-2017) retirámos a seguinte notícia:
A Galp já não vai fazer o furo de propeção de petróleo no mar, a cerca de 50 quilómetros da costa vicentina, em frente de Aljezur. O prazo termina no final de maio e fonte oficial da petrolífera garantiu ao CM que não está prevista nenhuma perfuração até ao dia 31.
O consórcio liderado pela italiana ENI já equacionara um adiamento quando, no início deste ano, pediu prorrogação por mais um ano, o que foi recusado pelo Executivo, apurou o Correio da Manhã.
A realização do furo chegou a estar programada para o verão passado, mas o prolongamento do período da consulta pública acabou por inviabilizar a operação. Como se tratou de um atraso imputável ao Estado, o Governo prolongou a autorização para este ano. O novo período, entre abril e maio de 2017, foi definido pelo próprio consórcio, e aprovado pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).
A Galp continua com uma licença até janeiro de 2019 para fazer outros estudos na área concedida pela Direção-Geral de Recursos Marítimos.
A concessão para a prospeção e exploração de petróleo na costa vicentina, cujo contrato remonta a 2007, tem sido alvo de contestação por autarquias, políticos e associações ambientais. Neste âmbito foram mesmo instauradas duas providências cautelares para travar a realização do furo.
 Da leitura desta notícia há duas ilações que podemos tirar de imediato:
- Quando lutamos por uma causa nobre, umas vezes ganhamos e outras perdemos. Mas, se não lutarmos perdemos sempre…
- Em relação ao caso em apreço, ainda não devemos comprar já os foguetes porque, vencer uma batalha é apenas um caminho para se vencer a “guerra” contra a prospecção de petróleo no Algarve. É preciso estarmos muito atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário