segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

MAMADOU BA: SOBRE RACISMO

 
De um texto assinado por Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, e que veio à estampa no “Expresso” desta sexta-feira (20/12/2020), extraímos as seguintes afirmações:

A estrutura cultural colonial, racista, machista e homófoba não suporta o confronto com a realidade da sua violência .

(…)

Usam o antirracismo como arma de arremesso político para fugir à responsabilidade de não só nada terem feito para combater o racismo, como para usá-lo como fundo de comércio eleitoral.

(…)

A estratégia da distração para que nada se discuta sobre racismo ilustra até à saciedade como a branquitude, enquanto base estrutural de privilégios historicamente acumulados, continua como dispositivo estruturante das relações de poder.

(…)

Importa é sair da distração manipulatória que condena os sujeitos racializados a permanecerem no lugar e com o peso da refutação/explicação de uma violência que se abate sobre si.

(…)

O que mais mobiliza os sujeitos racializados é a disputa pela conquista da sua capacidade em constituir-se numa instância de proposta política alternativa à ordem cultural racista vigente. 

(…)

Identificar, nomear e combater o racismo estrutural é a tarefa crucial para defender a democracia. 

(…)

A ideia de raça, mobilizada como instrumento político de distinção, seleção, categorização e organização social, sustentou-se numa cultura política de violência e morte. 

(…)

É insuportável o sufoco secular do racismo que tem destruído tudo, até à mais ínfima parcela de humanidade das pessoas racializadas.

(…)

O racismo consolidou-se como prática cultural transversal a quase todos os aspetos da vida das pessoas racializadas.

(…)

A empresa colonial e esclavagista estruturou o racismo.

(…)

Uma sociedade que se fundou a partir da violência sobre outrem só se salvará quando for capaz de fazer a catarse desta violência.

(…)

Portanto, em vez de manobras de distração e cinismo político, precisamos é de enfrentar com coragem o racismo. 

(…)

O antirracismo intransigente é o único antídoto democrático contra o veneno do desejo de fascismo que paira no ar.


Sem comentários:

Enviar um comentário