domingo, 16 de maio de 2021

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Por mais endividado que viva, LFV [Luís Filipe Vieira] escapou sempre, entre reestruturações e favores, à convocação de um património que, sendo seu, no fundo, nunca lhe pertenceu. O próprio garante que o banco nunca quis avaliá-lo, mas que detém muito mais do que a “casa para palheiro” que lhe é atribuída como única propriedade nos documentos da Comissão de Acompanhamento do Novo Banco. Vieira não é único, mas é um retrato acabado de uma economia ao serviço dos bancos e seus satélites. 

Mariana Mortágua, “Público” (sem link)

 

Apesar de a escravatura moderna ser um problema (um pouco irónico) dos nossos tempos, e de estar a provocar muito espanto na sociedade portuguesa, a sua existência no país não é de agora, como nos tem mostrado o caso de Odemira.

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A escravatura moderna consiste nas mais graves formas de exploração humana, incluindo trabalho e casamento forçados e tráfico de pessoas.

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Estima-se que em 2016 existissem 40,3 milhões de vítimas de escravatura moderna, das quais 62% eram vítimas de trabalho forçado.

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Portugal foi o primeiro país do mundo a vender seres humanos para fins de trabalho forçado, corria o ano de 1444.

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Para além de deter também o recorde de pessoas vendidas, [Portugal] demorou 66 anos a abolir a escravatura histórica em todo o seu território (1858).

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[Hoje], a sociedade portuguesa continua a tolerar a existência de trabalho forçado, principalmente aquele que afecta trabalhadores imigrantes.

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Quanto mais tempo demorará Portugal a reconhecer a responsabilidade das empresas em combater o risco de escravatura moderna.

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É tempo de perceber que sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental – e, falando concretamente das estufas, importa também quem as trabalha.

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Uma economia sustentável não pode depender de exploração humana se o trabalho é precário, perigoso e humilhante.

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A situação em Odemira mostrou, mais uma vez, quem é o grupo mais vulnerável da escravatura moderna em Portugal, que formas assume e o quanto há ainda por fazer.

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[Os trabalhadores imigrantes] não têm direito a descanso, a seguro de trabalho, de saúde ou sequer a um contrato de trabalho.

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A nível internacional, Portugal nunca ratificou a Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.

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O Governo português deve apostar em legislação para travar as formas mais graves de escravatura moderna.

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Deve também apostar em políticas públicas que promovam maior transparência empresarial e mais responsabilidade pelas condições de trabalho em cadeias de produção.

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As empresas devem aplicar e assegurar um standard de direitos humanos e laborais para todos os colaboradores, temporários ou permanentes, em todas as suas operações e cadeia de valor.

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Nós, consumidores e cidadãos, temos um papel fundamental em reportar casos de escravatura humana nas nossas comunidades, empresas e sectores de trabalho.

Carolina Almeida Cruz e Francisca Sasseti, “Público” (sem link)

 

O Novo Banco é uma caixa de escândalos do BES, há de receber mais dinheiro do Estado, há de ser vendido e acabar com um prejuízo para o Estado próximo de dez mil milhões de euros.

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Um dia os outros bancos deixarão de pagar contribuições para o Fundo de Resolução, acabando com a charada de que o dinheiro não é público.

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[Na TAP] a paz social é um valor, mas custa dinheiro se as negociações com sindicatos implicaram cláusulas incomportáveis.

Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

 


A comissão de inquérito ao Novo Banco é palco para o striptease de uma elite económica que fez fortuna sentada em dívidas eternamente reestruturadas.

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E foi ele [“Rei dos Frangos] quem comprou as suas dívidas, salvando-o de uma insolvência que o poderia afastar da presidência do SLB.

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Quando o NB se livra de dívidas, o fundo que as comprou saca algum lucro, Vieira deixa de ser devedor de €54 milhões e o seu sócio faz um bom negócio, quem fica a perder? O contribuinte, que através do Fundo de Resolução cobre quase todo o calote.

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Quem defende Vieira por clubismo não percebe que ele usa o Benfica como usou o NB.

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É impossível perceber o caminho que o BES levou sem perceber que era uma plataforma de troca de favores (…), onde os devedores serviam os interesses de Salgado.

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Para além de usar (e deixar usar) o Benfica como plataforma de negócios, Vieira usa-o como escudo contra os ataques.

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[Vieira] sabe, como Vale e Azevedo sabia, que pode ter outro tratamento quando deixar de ser [presidente do Benfica].

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[Ventura é] um homem de princípios: só fala de assaltos ao Estado cometidos por quem ganhe menos do que o salário mínimo. 

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O Benfica é um dos lesados de Vieira.

Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)


Com o levantamento da cerca sanitária, a situação em Odemira tenderá a sair da agenda. O problema de fundo, contudo, persistirá.

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O crescimento para lá do razoável da agricultura intensiva continuaria a colocar uma pressão incomportável sobre o território.

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Em Odemira, os problemas sociais persistirão, a menos que se repense o equilíbrio entre a aposta necessária numa agricultura mais moderna e um território que é um recurso ambiental de valor inestimável. 

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Em abstrato, até se podia pensar em fazer de Odemira um grande parque agrícola, mas numa região atravessada por um parque natural seria um absurdo e uma ameaça ao património ambiental.

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Em 2013, estas estruturas [cobertas] ocupavam cerca de 400 ha, atualmente ocupam 1600 há.

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Neste momento, são necessários mais de 10 mil trabalhadores, imagine-se quando atingirmos os 4800 ha permitidos. Uma situação social ingerível.

Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

 

Os palestinianos não são o Hamas.

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[O Hamas] como qualquer grupo de fanáticos usam a religião para instrumentalizar, doutrinar e fomentar ódios.

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Defender a causa palestiniana não é, nem deve ser, legitimar o Hamas, ou relativizar as suas acções.

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Não acredito que alguém com um pingo de humanidade veja os colonatos israelitas, dentro da Palestina, e sinta que, à luz da melhor interpretação dos valores humanos dos dias de hoje, aquele fenómeno é aceitável.

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Se criticamos o fundamentalismo ideológico da mistura da religião com a política, em países como o Irão, a Arábia Saudita, o Paquistão, e outros, temos que criticar o fanatismo israelita.

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O que eu sei que não é aceitável, nem justo é contrapor as agressões de Israel, e as suas intenções de aniquilar a Palestina, com o fanatismo do Hamas.

Gustavo Carona, “Público” (sem link)


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