quarta-feira, 21 de julho de 2021

CATARINA MARTINS: “O GOVERNO NÃO CUMPRE COM O SEU PRÓPRIO PROGRAMA”

 

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, no debate do Estado da Nação, acusa o Governo não cumprir com o próprio programa e de ter falhado aos profissionais de saúde, ao SNS e aos desempregados.

Catarina Martins lembrou António Costa de que os investimentos na Saúde Mental, na Saúde Oral e na internalização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica que o Governo prevê no PRR já estavam previstos antes da pandemia e afirma que desta forma não existe um real reforço do SNS.

A coordenadora do Bloco lembrou ainda que o Governo falhou no aplicação da dedicação plena, medida que estava inscrita em Orçamento do Estado, e que agora existem ainda mais utentes sem médico de família devido à saída de profissionais do SNS. O Bloco defende a criação e valorização de carreiras que fixem os profissionais no SNS e que esta medida já devia ter avançado.

Catarina Martins lembrou ainda que a proteção do emprego não se faz com as leis da troika e que o PS e o Governo nunca estiveram interessados em mudar essas leis, deixando mesmo os acordos feitos na anterior legislatura cair na concertação social.

Finalizou lembrando que, em 2020, o Orçamento Suplementar tinha prorrogado o subsídio social de desemprego até ao final do ano e que, em janeiro de 2021, o orçamento deixou 22 mil pessoas sem qualquer apoio. Desafiou ainda o governo a prolongar este apoio até ao final do ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário