domingo, 25 de julho de 2021

OTELO SARAIVA DE CARVALHO (1936-2021)

 

“Na sua morte, Otelo será lembrado como o organizador militar do 25 de Abril e como um participante determinante dos primeiros meses da revolução. Sem ele e outros que tomaram a mesma decisão, a ditadura não teria sido então derrubada nem se teria aberto o caminho para a democracia e a luta popular, "os melhores anos da nossa vida", dizia o Zeca Afonso. Foi o princípio da mudança e esse princípio tem o nome de Otelo.

Foi sempre polémico, apaixonado, foi levado pelo vento da história e pelas circunstâncias, foi generoso, foi ingénuo, meteu-se numa aventura que teve graves consequências para o setor de esquerda que representava e para o país, foi condenado, foi amnistiado, voltou a ser quem era, viveu sem ressentimentos.

Otelo merece ser lembrado como quem foi, protagonista de um tempo histórico que ajudou a fazer.” (Francisco Louçã)

 

“Devemos muito a quem nos ajudou a conquistar a liberdade.(Marisa Matias)

 

“Uma figura maior do que a sua própria história. Estratega do 25 de abril, será sempre lembrado como um dos libertadores de Portugal.(Catarina Martins)

 

“Obrigado Otelo por teres sido um dos principais obreiros da libertação de Portugal da tirania fascista.

Obrigado por teres sido um dos principais obreiros da conquista da Liberdade e da Democracia para Portugal. Liberdade e Democracia que é preciso não perder e aprofundar todos os dias.

Obrigado pela luta contra a besta fascista - que continua atual - e que ousa colocar as garras e a cabeça peçonhenta de fora e que é preciso esmagar, sem contemplações.

O teu exemplo de luta perdurará!

Descansa em paz Capitão de Abril!” (João Vasconcelos)


Sem comentários:

Enviar um comentário