sábado, 24 de julho de 2021

O DESPORTO TAMBÉM É UM LUGAR POLÍTICO

 

O desporto também é um espaço de luta: 7 acontecimentos políticos na história dos Jogos Olímpicos:

- 1896, Atenas - Stamata Revithi compareceu na maratona masculina, mas foi impedida de a realizar. No dia seguinte fez a sua própria maratona, mas não a deixaram entrar no estádio.

- 1928, Amsterdão - Em resposta à constante discriminação,a francesa Alice Milliat criou os Jogos Olímpicos só para as mulheres em 1921. Devido ao interesse que a competição ganhou, o Comitê Olímpico Internacional aceitou que a participação feminina fosse oficial a partir de 1928.

- 1936, Berlim - O regime nazi acolheu os Jogos Olímpicos em 1936, tentando comprovar “a superioridade da raça ariana”. O atleta americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas e humilhou a máquina de propaganda nazi.

- 1968, Novo México - Os americanos Tommie Smith e John Carlos levantam o punho de luva preta e inclinam a cabeça em protesto contra a discriminação racial.

- 1972, Munique - Os atletas Vincent Matthews e Wayne Collett conquistaram o ouro e a prata nos 400 metros nos Jogos de Munique em 1972. Ignoraram o hino dos EUA durante a cerimónia de entrega de medalhas em protesto contra a violência racista.

- 1992, Munique - Hassiba Boulmerka foi obrigada a fugir do seu país por causa das constantes ameaças de morte pelo facto de “mostrar demasiado o corpo” enquanto corria. Em 1992, foi a primeira campeã olímpica argelina.

- 2021, Tóquio - Laurel Hubbard será a primeira atleta trans na história dos Jogos Olímpicos. Só em 2015 é que o Comité Olímpico Internacional começou a criar as primeiras diretrizes para permitir a competição de atletas trans. (via Bloco de Esquerda)


Sem comentários:

Enviar um comentário