domingo, 11 de setembro de 2022

11 DE SETEMBRO: 49 ANOS DO GOLPE NO CHILE

 

Neste domingo, 11 de setembro, completam 49 anos do golpe militar que destituiu o presidente Salvador Allende no Chile. Allende, um dos fundadores do Partido Socialista, foi eleito em 1970 por meio da plataforma Unidade Popular, que reuniu diversas organizações sociais chilenas em torno de um projeto de reformas de base para o país.

Em apenas três anos de gestão, Salvador Allende nacionalizou as reservas de cobre chilenas, que representam hoje cerca de 30% do mineral disponível no mundo, estatizou bancos, levou adiante uma reforma agrária e ainda propunha a refundação do Estado chileno a partir de uma nova constituição.

Em 1973, na metade do mandato, Allende foi morto e deposto pelo golpe comandando pelo general Augusto Pinochet, que estabeleceu um regime militar durante 17 anos no Chile. Apesar da redemocratização em 1990, o povo chileno ainda luta para abandonar as heranças da ditadura, que gerou uma das sociedades mais desiguais do mundo ao se tornar um modelo de sistema neoliberal, como "país modelo", para toda a América Latina. (via Brasil de Fato)


Sem comentários:

Enviar um comentário