terça-feira, 26 de novembro de 2019

CATARINA MARTINS VISITA PERÍMETRO DE REGA DO MIRA




Esta manhã estivemos no perímetro de rega do Mira em São Teotónio para chamar a atenção para dois problemas: uma violação de direitos humanos e um problema ambiental.
Não haver limite para aumentar as estufas destrói a paisagem e o ecossistema, cria problemas de uso excessivo da água e de saúde pública, pelo uso de pesticidas.
Nada contra que a atividade económica se desenvolva. Mas este descontrolo em pleno parque natural é inaceitável.
Depois temos um enorme problema de direitos humanos. O Governo acaba de autorizar a construção de contentores para alojar trabalhadores, aos 16 por contentor, como se fossem um utensílio agrícola. Como se imigrantes não tivessem direito a habitação digna, à intimidade e vida familiar. São neste momento 11 mil trabalhadores imigrantes e o número pode quadruplicar. Estas pessoas têm de ser tratadas com dignidade. Caso contrário estamos a criar uma fratura social como nunca tivemos em Portugal. Um estado democrático não pode aceitar isto. O Governo tem de revogar a resolução do conselho de ministros que autorizou isto. Tem de garantir a integração de imigrantes nas comunidades e fortalecimento dos serviços públicos.
Muitas áreas do Alentejo que estavam despovoadas, têm hoje gente a viver, e escolas a funcionar graças aos trabalhadores imigrantes. Ainda bem. Fortaleçam-se os serviços públicos locais para que acompanhem o aumento da população. Combatam-se os guetos e permita-se a estes trabalhadores uma vida digna nas comunidades alentejanas. (Catarina Martins)

Sem comentários:

Enviar um comentário