domingo, 10 de novembro de 2019

MAIS CITAÇÕES (55)


A diferença, talvez a única, dos escândalos financeiros recentes em relação ao que se passava há uns anos é que agora não escandalizam, são o nosso normal.
(…)
Com a perda da contribuição líquida do Reino Unido, de dez mil milhões de euros, a pressão é grande para mais abatimentos na despesa europeia.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

[Livre, Chega, IL e PAN] protagonizam um debate público que secundariza os temas económicos e sociais que fundaram a política contemporânea e confere uma nova centralidade a temas culturais.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

[As pessoas] agora, querem quem lhes diga o que elas pensam e tinham vergonha de dizer.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

A denuncia de um regulador, a revelação por um jornalista e um parecer da PGR tiraram o lixo do caixote e mandaram-no para a gaveta.
(…)
O Governo, não só fez uma adjudicação [da recolha de lixos] sem concurso público enquanto o país estava de férias como a fez a uma empresa que nem sequer pode exercer essas funções.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

No combata às alterações climáticas, a redução das emissões de gases com efeito de estufa é um dos grandes objetivos, justificando a melhoria da política de apoio aos transportes públicos.  
(…)
Mas, de forma incongruente, incentivam-se, paralelamente, os transportes aéreos, principalmente junto dos grandes centros urbanos.
(…)
À vaidade e prazer em assumir-se como um dos países que mais tem contribuído para a produção de energias renováveis, associa-se a ganância ambiciosa da construção de uma infra-estrutura [aeroporto] tão desejada quanto prejudicial para a cidade de Lisboa.
(…)
À semelhança do aeroporto, este [exploração do lítio] é um outro caso em que o desejo de posse ignora ou desvirtua os compromissos assumidos por Portugal em matéria de conservação da natureza.
(…)
Os ecólogos, cuja actividade profissional cobre a Ecologia como área transversal do conhecimento, têm a consciência de que a sustentabilidade ecológica não pode ser separada da actividade humana.
Maria Amélia Martins-Loução, “Público” (sem link)

O que o sr. ministro [do Ambiente] anunciou não passa de um truque de ilusionismo barato – tirar água ao Tejo para a devolver ao Tejo com todos os impactes ambientais com a nova barragem.
(…)
Este ministro é um achado ambiental, na medida em que plana sobre os problemas sem nunca tocar com os pés na terra ou na água...
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

As mulheres que tinham os filhos no meio dos campos não escondiam os filhos que tinham. Elas tinham sempre gente com elas para as ajudar.
(…)
A rapariga/mulher que deu à luz numa rua de Lisboa não tinha casa, nem tinha aldeia; apenas uma rua onde havia contentores.
(…)
A pobreza é muito má em qualquer circunstância.
(…)
E em 2020 as ruas continuarão a ser o abrigo de quem não o tem. Os turistas dos cruzeiros atirarão o seu lixo para os contentores onde a mãe pôs o seu filho recém-nascido.
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

Falar contra as desigualdades não é o mesmo que falar de igualdade.
(…)
Em Portugal, a taxa de pobreza atingiu o seu máximo em 2013 com 30,3% de pobres. Melhorou com a “geringonça” e em 2016 estava em 18,3%.
(…)
Vivemos, pois em plena desigualdade e quando não há igualdade não há liberdade.
(…)
É tempo da Esquerda assumir a luta pela Igualdade com todas as letras. E defender a ideia de que pode haver outros motores para fazer andar as sociedades para além do lucro individual.
Isabel do Carmo, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário