domingo, 24 de novembro de 2019

MAIS CITAÇÕES (57)


Coerência, essa foi a linha da sua vida. Essa é a ética forte que faz de José Mário Branco um referencial do lado esquerdo da nossa vida coletiva.
(…)
Foi um dissidente a tempo inteiro porque esse sentido ético da política o fez detestar todos os tacticismos.
(…)
Esse sonho antigo – sonho de fraternidade, de respeito pelo trabalho, de solidariedade sem fronteiras com os de baixo – foi para José Mário Branco um guia e a sua vida foi um exercício de coerência com ele.

Nesta coluna e no meu programa na SIC fui adiantando que O Governo não devia estar a considerar mais do que 3 ou 4 euros de aumento para salários de mil euros, o que nunca chegaria à conta da inflação.
(…)
Todos os governos presumem sempre que podem fazer estas habilidades e que o eleitorado se esquecerá e voltará a confiar da próxima vez.
(…)
Centeno está a dizer a todos, no público e no privado, que não há direito a expetativa de salários justos, ou que, se lhes falta o pão, comam brioches.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

Há cargos [na área da saúde] em que essa exclusividade deve se condição obrigatória, como o caso dos diretores de serviço.
(…)
Com a exclusividade, devem ser criados incentivos na remuneração, na progressão, nas horas para investigação e na organização do tempo de trabalho.
(…)
Para atrair [profissionais da saúde] para o serviço público é preciso criar um regime que dê melhores condições para quem se queira dedicar a tempo inteiro e em exclusividade.
(…)
Hoje desperdiçam-se muitos recursos porque não há um regime de exclusividade.
Moisés Ferreira, “Expresso” (sem link)

Como a OCDE vem alertando, garantir a coordenação entre crescimento de licenciados [em medicina] e formações posteriores, conducentes à especialização, é nevrálgico.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Resumir o agressor a vítima é tão injusto como reduzi-lo a agressor.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

O que está em causa com o aparecimento destes movimentos [inorgânicos] não é apenas o roer do equilíbrio democrático, mas do Estado de Direito.
(…)
Porque muitas reivindicações dos polícias têm razão de ser (…) mas não é razão alguns extremarem ameaças, a que um oportunista se alcandora em corpo de triunfo.
(…)
Os populismos extremistas colhem resultados quando colhem o modo de pensamento de gente de uma sociedade alienada ou desesperada.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

Esta Convenção [sobre os direitos das crianças] é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre, assumindo um carácter universal que o torna num importante instrumento legal.
(…)
Nem todas as crianças veem os seus direitos assegurados e muitas delas apenas reconhecem direitos de sobrevivência, associados à prestação de cuidados básicos e de desenvolvimento.
(…)
Neste contexto, é fundamental desenvolver uma cultura de educação para os direitos.
Rute Agulhas, “Público” (sem link)

Na escola, local de formação por excelência, assistimos igualmente à transformação dos mais jovens em autênticos animais de competição.
(…)
Na rígida lógica dos burocratas não cabe sequer pensar que os grandes problemas que enfrentamos apenas podem ser defrontados colectivamente, não cabe sequer imaginar que o mundo estará sempre mais perto do caos conforme a noção de comunidade se for perdendo.
Micael Alves, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário