terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

PARA QUE NUNCA MAIS! (130)

 

campo de extermínio de BelzecSituado a 76km da cidade de Lublin, na Polônia, o campo de Belzec teve sua construção concluída em fevereiro de 1942.

O terreno foi dividido em:

- Campo 1: Área de recepção. Incluía a rampa da estrada de ferro, a qual inicialmente acomodava de 10 a 15 vagões. E uma segunda rampa na fase final dos extermínios. Juntas, as rampas proviam lugares para 40 vagões. Na fase final, havia duas barracas para as pessoas se despirem - uma para mulheres e crianças e outra para os homens.

- Campo 2: Área de extermínio, incluía as câmaras de gás e poços retangulares para cremações. Os poços tinham um tamanho médio de 20mx30mx6m. Depois, duas barracas de alojamentos e uma cozinha para os prisioneiros que trabalharam lá.

Os dois campos eram separados por uma cerca camuflada e dois portões.

Acredita-se que cerca de 50 judeus escaparam do campo, durante seu funcionamento, mas apenas 3 desses sobreviveram - uma das razões pela qual o campo é tão pouco conhecido.

Na primavera de 1943, os nazistas tentaram apagar todos os registros dos massacres, exumando os corpos das covas coletivas e cremando-os. As câmaras de gás foram desmanteladas e os itens usados foram levados para o campo de Majdanek. Os últimos judeus do Sonderkommando foram levados para o campo de Sobibor.

No verão de 1944, Belzec foi ocupada pelo Exército Vermelho e após sua libertação, moradores da redondeza destruíram o local.

Estimados 600.000 foram mortos por ali, sendo cerca de 500.000 deles, judeus. O campo de Belzec foi o terceiro campo com mais assassinatos. (via Memorial do Holocausto)

Sem comentários:

Enviar um comentário