domingo, 27 de outubro de 2019

MAIS CITAÇÕES (53)


A proposta de salvar vidas foi chumbada [no Parlamento Europeu] por dois votos, 290 contra 288. Um murro no estômago, um nó na garganta.
(…)
Ainda não recomposta, a bancada da extrema-direita celebrou e gritou entusiasticamente o resultado final.
(…)
Se dúvidas tivesse, este voto, este momento em concreto, foi a consagração de que o ódio e o medo já são maioritários.

[Os membros das elites] mesmo que pratiquem gestão danosa de empresas ou bancos, ou cometam crimes políticos, têm direito a prémios de milhões ou a grandes tachos como acontece com Barroso.
(…)
As mil famílias mais ricas do país - a elite do capital - pagam aproximadamente 0,5% do global de receitas do IRS, quando, se seguissem as práticas comuns em países desenvolvidos, deveriam pagar 20 a 25%.
(…)
São um grupo altamente qualificado na fuga fiscal e na arte de fintar as leis, quando não de as fabricar em articulação com a elite dos grandes escritórios de advogados.
(…)
Foram as elites que impuseram aos jovens a ideia de que devem aceitar ganhar menos que os seus pais ou avós - como se o trabalho fosse hoje menos produtivo; que a emigração é o caminho de futuro.
(…)
As elites portuguesas dispõem de estudos e propostas concretas para se vencerem atrasos. Só que grande parte delas alimenta-se do nosso subdesenvolvimento.

Os custos da crise da habitação vão-se agigantando e a resposta é sempre a mesma, promessas ocasionais.
(…)
O espaço da cidade, que com o urbanismo moderno criava uma dinâmica de integração, é deste modo [com os preços elevados] destroçado para dar lugar a um apartheid.
(…)
Os fundos estruturais só pagam para eficiência energética e pouco mais, a não ser que as regras mudem.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

Em 2018 (…) aquelas pessoas que possuem mais de um milhão de dólares – acumularam nos EUA mais de 3,8 biliões (3800 000 000 000) de dólares e a China metade desse valor.
(…)
Entre os 10% mais ricos da população mundial já há mais chineses que norte-americanos.
(…)
No parlamento chinês há uma centena de bilionários e mais de duzentos deputados acima dos 300 milhões de dólares. A sua riqueza somada ultrapassa o PIB ds Bélgica ou da Suécia.
(…)
Os 26 mais ricos do mundo têm o equivalente a todos os rendimentos da metade mais pobre do planeta.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

[Hoje] fica-se com a sensação de que uma parte significativa dos governos assume funções porque a base de recrutamento é cada vez mais reduzida.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

[Artur Carvalho] chegou a chefe de obstetrícia no Hospital de S. Bernardo e era sócio de uma clínica a quem o Estado contratava exames. A rapidez garantia faturação. Artur Carvalho era conhecido no meio como o doutor 5 minutos.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Perante a dramática condição hídrica que afeta o país, era urgente devolver autonomia de gestão às Administrações de Região Hidrográfica.
Luísa Schmidt, “Expresso” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário