José Soeiro, “Expresso” online
Francamente, começamos a ficar algo confusas com a obsessão
das direções em falar em radicais antes de falar connosco.
(…)
Sim, Joana, na verdade, tem sido recorrente pedir a crianças
e estudantes instruções para resolver a maior
calamidade que alguma vez recaiu sobre a espécie humana: a crise climática, um pormenor aliás nunca
referido no texto “Deviam era estudar”.
(…)
Se não estivermos a falar de cortar emissões, não é uma
conversa sobre clima.
(…)
Se não estivermos a falar em 2030, não estamos a falar da
mesma crise (a que nós, e o secretário-geral das Nações Unidas, conhecemos
promete tornar-se irreversível nesse ano).
(…)
Falar de fósseis é falar de energia.
(…)
Descarbonizar a eletricidade, menos de 30% do nosso sector
energético. Esse plano é, sem dúvida, até 2025.
(…)
A meta para 2030, sim, é descarbonizar todo o sector
energético em Portugal.
(…)
Sectores como a indústria e transportes, ainda com enormes
desafios e dependência de combustíveis fósseis, sendo esta inação ainda mais
grave.
(…)
Ou a enorme pegada de destruição das renováveis quando
alimentam consumo alienado e crescimento infinito, dê-se o protagonismo a Galp
e EDP.
(…)
Precisamos de investimento público, não nesta lógica, mas num
sistema nacional de transição justa, combatendo a precariedade com a criação de
emprego digno que torna este plano realidade.
(…)
Precisamos de eficiência energética e de uma rede de
transportes (assim) descarbonizada.
(…)
A pressão pública é essencial, a normalidade é um obstáculo,
e ocupação é a nossa tática.
(…)
Numa crise que mata e é ignorada, quando condenar a inação é
exigir demasiado, paralisar faculdades é o menor dos pedidos de ajuda.
(…)
Naquela hora, sentado no chão, conheci o poder da não
colaboração. Agora sei o que é política.
Teresa Núncio, “Expresso” online
A tendência para que as provas de avaliação nos diversos
graus de ensino passem a ser feitas digitalmente está inscrita tanto no
deslumbramento com o computador quanto na facilidade que os ministérios, as
escolas e não poucos professores disso esperam obter.
(…)
A cultura do imediatismo parece, assim, convir a toda a
gente, mesmo que alguns recalcitrantes ainda sugiram que as universidades foram
criadas precisamente para contrariar tais banalizações.
(…)
Se este modelo triunfar, as escolas superiores tornar-se-ão
fábricas de técnicas de memorização, de inutilidades argumentativas e de
conformismo teórico.
(…)
Como seria de esperar, os adaptadores querem tudo ao mesmo
tempo.
(…)
As provas de aferição para o 2º ano de escolaridade, ou seja,
para crianças de sete anos, que deverão responder a questões de Português,
Matemática e Estudo do Meio num teclado de computador.
(…)
Esta prova consiste em colocar crianças que estão a aprender
a escrever, que estão a formar a sua caligrafia e a começar a ler e a ampliar o
seu vocabulário, perante um teclado.
(…)
O ambiente em que [as crianças] aprenderão a escrever e onde
se organizará a sua vida escolar, a começar pelas avaliações, é o computador.
(…)
É nele que viverão e dele dependem.
(…)
É uma escolha abominável do ponto de vista da educação.
(…)
Fazer mergulhar as aprendizagens nesse ambiente sem lhes
permitir o menor esboço de uma alternativa é desproteger os mais jovens.
(…)
Preferimos que não saibam escrever à mão por saberem teclar?
(…)
Que o computador seja a sua divindade, o lugar misterioso que
olha para uma criança e sete anos e classifica o seu conhecimento, torna-se uma
praxe social.
(…)
Desde a tua primeira letra, habitua-te a que a máquina seja a
tua aprendizagem e a tua sociabilidade, a tua vida depende dela.
Francisco Louçã, “Expresso” online
Tanto
a UE como alguns dos seus Estados-membros têm alcançado progressos no que toca
à garantia do respeito dos direitos fundamentais nos quais assenta a nossa
União.
(…)
Não
obstante esta evolução, as pessoas lésbicas, gays,
bissexuais, transgénero, não-binárias, intersexuais e queer (LGBTIQ) continuam a
ser vítimas de discriminação, assédio, perseguição, encarceramento e até
homicídio.
(…)
Desde
o assédio em ambiente escolar até à discriminação no local de trabalho, ao
ciberassédio e às agressões físicas, a situação continua a ser dramática.
(…)
A
adopção, pela Comissão Europeia, de uma Estratégia
para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ constituiu um primeiro
passo importante.
(…)
Queremos
melhorar a protecção contra o discurso de ódio e os crimes de ódio e propusemos
a introdução de medidas contra estes crimes incluindo os que são cometidos especificamente contra as
pessoas LGBTIQ+
(…)
Ao
chamar a atenção para a discriminação de que são alvo as pessoas LGBTIQ,
poderemos enfrentar melhor estes desafios, enquanto prosseguimos a aplicação da
nossa Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ.
Helena Dalli (Comissária Europeia da Igualdade), “Público”
(sem link)
Hoje, dia 17 de Maio, assinala-se o Dia
Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT).
(…)
Ora, para promover a consciencialização é
necessário dar visibilidade às questões, problematizando-as, debatendo-as.
(…)
Portugal desceu do top 10 do ranking de direitos das pessoas
LGBTQI+ por, desde o ano passado, não ter feito avanços na legislação que
protege esta população.
(…)
As pessoas LGBTQI+ continuam a ser alvos preferenciais de bullying na escola, a
antecipar mais estigma na parentalidade, a recear revelar a sua identidade
sexual no trabalho e a não sentir segurança para dar as mãos em público.
(…)
Assim,
neste dia que, além de simbólico, é sobretudo político, é exactamente às
estruturas de poder que recordamos as reais necessidades desta população e das
organizações e associações que a ela procuram dar respostas
(…)
É
fundamental um maior investimento financeiro para a investigação científica
LGBTQI+ que permita desenhar linhas de intervenção que promovam o seu bem-estar
psicossocial.
(…)
É
inadiável reconhecer direitos LGBTQI+ como direitos humanos. Integrar
os mesmos nos currículos escolares, criar campanhas públicas de sensibilização
que consigam chegar a todas as faixas etárias por todo o país.
Daniela Leal, “Público” (sem link)
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