sábado, 11 de agosto de 2012

CITAÇÕES

[Na área da educação] As medidas adotadas pelo Governo têm três objetivos: primeiro, a redução cega de custos, obtida a partir do despedimento obsessivo de professores e de outros profissionais do sistema, da concentração de alunos em agrupamentos de dimensão cada vez maior, da transferência de encargos da responsabilidade do Estado para as famílias; segundo, obter dados estatísticos favoráveis às políticas do Governo, através da desvalorização e menorização de aprendizagens - desde as atividades físicas e desportivas às artes, à cultura e à formação para a cidadania - invocando a necessidade de priorizar "saberes essenciais" e "disciplinas fundamentais", de adaptar a Escola às "condições da sociedade", às "exigências do trabalho" ou do "mercado"; terceiro, colocar a Escola totalmente integrada e ao serviço das ideologias neoliberais e retrógradas que sempre se hão de opor à equidade e a direitos universais e solidários garantidos a todos os seres humanos.

A privatização da RTP é apenas isso: uma pura questão ideológica. Que em toda a Europa a transição do analógico para o digital tenha sido acompanhada de um aumento dos canais de serviço público (6 em Espanha, 10 em França, 11 na Alemanha, 22 no Reino Unido) enquanto em Portugal se verifica o inverso é puro fanatismo ideológico. O Governo acha que o serviço público de televisão deve ser residual, como acha exatamente o mesmo sobre serviços públicos de saúde, educação ou cultura. É isso, e só isso, que importa discutir.

Devo dizer que, a mim, tanto me faz se um político vai de férias para a Riviera ou para a Costa da Caparica. Se vive na Quinta da Marinha ou em Massamá. Desde que o dinheiro seja dele e honestamente o tenha ganho, ele que faça o que melhor lhe aprouver. O que me interessa é como trata o meu. E a imagem de Passos no meio de banhistas não muda um centímetro na convicção de que estou a se assaltado.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)


Sem comentários:

Enviar um comentário