terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CRESCEM AS DESIGUALDADES A NÍVEL GLOBAL


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional. Todos os anos, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
Num total de 187 países, Portugal mantém a posição 43 no IDH de 2015, segundo um relatório da ONU divulgado esta segunda-feira.
De notar que, apesar de manter a posição, os dados mostram um “desaceleramento no crescimento”. Em 2009, Portugal ocupava o 34º lugar…
A nível global o relatório confirma o aumento crescente das desigualdades, com dois indicadores significativos: em 2016 “1% da população mundial vai deter 50% da riqueza global” ao mesmo tempo que 80% da população ficará apenas com 6% dessa riqueza.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário