sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

QUASE 20 EM CADA 100 PORTUGUESES CONTINUAM POBRES



A imprensa dita de referência não se mostrou grandemente entusiasmada na publicação dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) quanto ao risco de pobreza em Portugal nos diversos sectores da população.
De realçar que o risco de pobreza mantém o elevado valor de 19,5% da população portuguesa o que significa haver perto de 2 milhões de pobres em Portugal. De qualquer forma, há destaques a fazer, sendo os principais pela negativa:
- Verificou-se um aumento da pobreza entre a população idosa (17,1%), sobretudo os reformados (14,5%), entre os desempregados (42%) e mesmo entre as pessoas que têm trabalho (11%).
- Nas famílias com crianças a cargo, o risco de pobreza é maior.
- O rendimento líquido dos 20% da população com maiores recursos era, no ano passado, seis vezes superior ao rendimento dos 20% da população com menores recursos.
- A taxa de pobreza entre as crianças baixou poucas décimas percentuais, situando-se perto dos 25%.
Este resumo que aqui deixamos, tem tudo a ver com as clamorosas medidas de austeridade levadas a cabo pela coligação PSD/CDS durante os últimos quatro anos, fruto da aplicação radical do mais extremista neoliberalismo.
Mais informação Aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário