domingo, 8 de março de 2020

MAIS CITAÇÕES (72)


O Governo do PS parece estar cheio de pressa para anunciar o lançamento de novas parcerias público-privadas (PPP) na área da Saúde.
(…)
A pressa destes anúncios contrasta com a lentidão do Governo a regulamentar a Lei de Bases da Saúde, em particular os aspetos sobre a gestão pública dos estabelecimentos do SNS.
(…)
Sabendo que as decisões que está a tomar sobre novas PPP entram em choque com a nova Lei de Bases, estará o Governo a protelar a regulamentação para, no entretanto, contornar a lei? Parece que sim.
(…)
Voltar ao lançamento de PPP na Saúde (…) é ressuscitar a entrega do SNS aos privados que figurava na Lei de Bases do PSD e do CDS.
Moisés Ferreira, “Público” (sem link)

O terraplanismo é um movimento cuja tese fundamental é a alegação de que a Terra é plana e não esférica.
(…)
Várias motivações terraplanistas têm origem religiosa. A tal motivação junta-se a ignorância e o senso comum.
(…)
Mas a teoria da conspiração é o que alimenta verdadeiramente o terraplanismo. Todas as descobertas e evidências científicas são, para os terraplanistas, fabricações.
(…)
Tudo isto poderia ficar arrumado no reino da comicidade, não fosse revelar uma inclinação dos tempos em que vivemos, nos quais os obscurantismos parecem querer reordenar o mundo conhecido,
(…)
E esta disponibilidade para acreditar em conspirações de unicórnios é preocupante, porque alimenta posicionamentos negacionistas da história e da ciência.
(…)
As teorias da conspiração sempre existiram porque sempre houve quem com elas beneficiasse.
(…)
Primeiro, instala-se a dúvida e encontram-se os bodes expiatórios, depois, reescreve-se a história de acordo com as próprias necessidades.
(…)
Por mais que as ideias que escapam à perceção sensorial possam ser explicadas e demonstradas, a racionalidade não é linguagem que colha nos meios obscurantistas.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

A finança está agora com medo, antes de mais de si própria.
(…)
Como a finança reduz a exposição ao risco, fraquejará a recuperação quando a quarentena acabar. Entrámos na era do medo. E a consequência é a recessão.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

A Operação Fora de Jogo só surpreende por existir uma investigação judicial, mas não faz alçar as pestanas pelas suspeitas em si.
(…)
Foi há mais de três anos (três!) que o Expresso fez manchetes com caos suspeitos de fuga aos impostos no futebol.
(…)
A Autoridade Tributária e o Ministério Público investigam negócios de €200 milhões que terão gerado fraudes de €40 milhões, milhões que terão sido lavados para reentrarem no sistema.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

Não há nenhuma incompatibilidade entre fragmentação partidária e capacidade de compromisso.
(…)
Surpreende que o PS tenha avançado com o nome [de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional] e que o próprio não tenha tido a perceção do erro.
(…)
Os partidos não são capazes de alcançar compromissos em torno de nomes para órgãos que asseguram a estabilidade do regime.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Com as discordâncias que nos separam, sei que Ana Gomes se move por convicções e por aquilo que genuinamente acredita ser o melhor para o país. Seria uma candidata capaz de juntar gente muito diferente. A única.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Vivemos uma atmosfera política onde, por vezes, a defesa dos trabalhadores e da qualidade de vida, a luta pelos direitos sociais e das minorias, o combate feminista, as batalhas contra o racismo e pela proteção do ambiente, a salvaguarda da liberdade e da democracia, são hierarquizados e fechados sobre si, em vez de concertados.

O mais extraordinário da epidemia do coronavírus é que intervém de formas diferentes na economia. Atua tanto do lado da procura como do lado da oferta.
Paul De Grauwe, “Expresso” Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário