domingo, 22 de março de 2020

MAIS CITAÇÕES (74)


[A bolsa norte-americana] vai continuar a cair e será provavelmente o maior colapso bolsista da história. Se houvesse sensatez as bolsas teriam sido fechadas por vários meses.
(…)
Alguém se lembra do orgulho pomposo dos ministros que anunciavam superávite, a obra culminante das suas carreiras? foi isso que nos tramou.
(…)
Vai ser o salve-se quem puder e, como Lagarde provou ao lançar um ataque pirómano contra a dívida italiana, o BCE está em estado de negação.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

Se então alguma coisa resulta desta crise, é uma nova dimensão que radicaliza a obrigação democrática contra a emergência do novo autoritarismo.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

Os casos do rei [de Espanha] e do banqueiro [Jardim Gonçalves] talvez nos mostrem que o problema é mesmo o cabaz que acolhe, protege e multiplica estes exemplos de como enriquecem e se protegem os poderosos.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

À medida que a curva suba, a capacidade do SNS estará nos limites e muitos ficarão exaustos começando (mas não acabando) pelos profissionais de saúde.
(…)
A recessão será impressionante, como nunca vivemos em mais de 40 anos.
(…)
As contas públicas vão ser um desastre este ano, a União Europeia precisa tomar medidas sem precedentes.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

Um princípio basilar do humanismo [é que] somos na medida em que nos projetamos no outro e cuidamos dele.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Neste ambiente, a mensagem política é difícil: temos de nos mobilizar para conter os efeitos da epidemia sem destruir todos os alicerces da nossa democracia e da nossa economia.
(…)
Ao decretar um estado de exceção para se der jeito, num momento em que a sociedade olha para a china como modelo, abriu-se um precedente que políticos menos recomendáveis saberão aproveitar no futuro.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Três coisas contam nesta pandemia: vida, cultura e dinheiro. Infelizmente, estão todas muito mal distribuídas, em particular a última.
(…)
Quem lê, seja por obrigação, por interesse ou por gosto, está mais preparado para olhar para a pandemia, aprendendo sobre ela mais e melhor.
(…)
O problema com a ignorância arrogante dos nossos dias começa logo no bloqueio de toda a informação e a sua substituição pela desinformação.
Pacheco Pereira, “Público” (sem link)

[No momento atual] temos de reconhecer a existência de duas crises simultâneas: a emergência sanitária e a emergência económica e social.
(…)
[Nas medidas recentemente aprovadas] parece haver uma enorme omissão na estratégia do Governo, a proteção das pessoas na economia.
(…)
A proteção do emprego é a grande omissão das medidas que têm sido apresentadas.
(…)
Ainda não ultrapassamos a crise de saúde pública (nem teremos chegado ao seu pico), mas tudo indica que a crise económica e social durará muito mais tempo.
(…)
Num contexto próximo em que o turismo não será a nossa galinha dos ovos de ouro, deve ser o momento para finalmente a resposta que tarda: investimento público de qualidade.
(…)
A dor de uma crise económica é evitável se tivermos a coragem de defender o investimento público que nos proteja e prepare.
Pedro Filipe Soares, “Público” aqui

Pode ser que esta crise provocada pelo coronavírus nos leve a todos a uma profunda reflexão sobre a sociedade global e que nos faça entender o que de facto é essencial para a nossa sobrevivência em comunidade.
Alberto Veronesi, “Público” (sem link)

Explorou-se até ao limite o que a Terra tem para dar e nas relações humanas, sobretudo ao nível do sistema educativo mundial, cai pela base a concepção de um ensino centrado na formação para o mercado de trabalho.
(…)
Se, com o passar dos meses, o estado de alarme global se mantiver não haverá hipótese alguma de confinar milhões de seres humanos nos seus “teletrabalhos”.
(…)
É este, pois, um vírus que sintetiza todos os vícios; que obrigará a que a sociedade nova que daqui surgir tenha como base da política internacional o equilíbrio com a natureza.
(…)
Não é possível continuarmos cegos para as desigualdades gritantes: no mundo Ocidental, as periferias dos grandes centros urbanos, os salários astronómicos de gestores e ordenados de miséria de quem faz as indústrias e empresas terem lucros.
(…)
Esta ordem mundial tem que dar lugar a uma classe política ciente do património humano.
(…)
A única pandemia pela qual, todos, de regimes mais totalitários a regimes neoliberais, somos responsáveis foi, e é, a pandemia da cobiça e do lucro.
(…)
O espelho mais cristalino dessa pandemia é o campo da educação dos mais novos, hoje autêntico rebanho de gente com uma mesma concepção de mundo.
(…)
Ao coronavírus não queiramos acrescentar novas estirpes do vírus da alienação de que os sistemas educativos mundiais, visando o mercado de trabalho, criaram.
(…)
Em nome de um ideal de sociedade mais fraterna, as políticas de ensino ancoradas na subserviência, no medo, no resultadismo mais nefando têm de ter um fim.
António Carlos Cortez, “Público” (sem link)

[A nossa] fragilidade não nos impede de poder ser portadores de sentimentos humanistas que nos diferenciam de todas as outras espécies.
(…)
Descobrimos os vírus e isso é muitíssimo mais que um instinto. É conhecimento.
(…)
O homem de negócios que ocupa a Casa Branca não tem estrutura humana para decifrar o humanismo e os melhores sentimentos humanos.
(…)
Precisamos de convocar todo o humanismo que é o melhor que tem a Humanidade.
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário