quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Espírito de Natal

SÉC. XIX?

Excerto de um artigo de opinião de Daniel Oliveira inserido na edição do Expresso de 19/12/2009.

Espírito de Natal

Os empresários dos hipermercados querem que os seus funcionários trabalhem até sessenta horas por semana com o aumento até quatro horas por dia decidido na véspera, no que pode chegar a 14 horas no local de trabalho. A notícia não podia vir em melhor altura. Quando toda a gente repete assolapadas declarações de amor aos valores da família salvam-se muitos casais e filhos do excesso de convivência. Desde que se proíba o casamento de gente menos recomendável e se mantenha o povo ocupado, a família estará salvaguardada.

Os trabalhadores dos “hipers”, mostrando que não estão em sintonia com o espírito de concórdia que por estes dias nos inunda, ameaçam fazer greve na véspera de Natal, pondo em causa o gesto mais sublime desta quadra: o uso do cartão de crédito. E não se percebe do que se queixam. Sobrará pouco tempo para os filhos, será verdade, mas convenhamos que não é nada que não se resolva com o recurso a uma baby sitter, coisa que os faustos salários dos caixas do Continente ou do Pingo Doce poderá seguramente garantir. Ainda mais com a actualização de 1% prometida para 2009 e 2010. E com que dificuldade… Basta dizer que só no terceiro trimestre de 2009 a Jerónimo Martins teve como resultados líquidos 139 milhões de euros. E a Sonae, uns míseros 108. Mais do que no mesmo período do ano passado. A crise, que tem as costas largas, mesmo quando não nos bate à porta, deve ser acarinhada.

Não vejo por isso razão alguma, muito pelo contrário, para qualquer simpatia para com uns gananciosos que passam o dia no bem bom, sentados, a esfregar códigos de barras num balcão, e ainda ganham por isso. São os empresários, que poderão ser obrigados a pagar 475 euros mensais aos seus colaboradores que merecem a nossa piedosa atenção. As confederações patronais já fizeram uma contraproposta: pagam 460 euros, naquele que será o mais baixo aumento do salário mínimo dos últimos 35 anos, e, em troca de tamanha generosidade, recebem contrapartidas do Estado. Ou seja, do contribuinte. Confesso que eu, pouco dado a lamechices natalícias, fico comovido com estes beneméritos que não só ocupam o tempo de tanta gente como ainda por cima estão dispostos a pagar-lhes ao fim do mês (…)

Recolha feita por Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário