sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PONTOS FORTES DA INTERVENÇÃO DE FRANCISCO LOUÇÃ

ASSEMBLEIA DISTRITAL DE COIMBRA DO BLOCO DE ESQUERDA

PONTOS FORTES DA INTERVENÇÃO DE FRANCISCO LOUÇÃ (segundo a imprensa local)

  • Levantamento do segredo do sigilo bancário no âmbito do combate à corrupção:

“Queremos que em Portugal se faça exactamente o que se faz noutros países europeus, que é confrontar a declaração fiscal com a verdade dos rendimentos de quem tem muito nos bancos e não declara”

  • Criminalização do enriquecimento ilícito:

…”como é sugerido pela maior parte dos responsáveis pela política criminal em Portugal”

  • Corrupção:

“Se o PS quiser contribuir como já fizeram João Cravinho, Manuel Alegre e outros responsáveis do partido, por uma grande convergência da transparência no combate à corrupção, isso será um contributo extraordinário. É assim que deve ser.

“Estamos numa altura, perante o caso da Face Oculta, perante estas redes tentaculares que se servem do interesse público, das empresas públicas para enriquecer ou para falsificar vantagens em concursos, de ouvirmos o Tribunal de Contas, de respondermos aos problemas e criarmos transparência, que é a única forma de vencer a corrupção.”

  • Reacção de Sócrates ao chumbo do Código Contributivo na Assembleia da República:

“O primeiro-ministro reage com o fado do desgraçadinho, com uma enunciação de uma catástrofe que não tem qualquer rigor nem resposta à realidade. É simplesmente o Governo a atirar-se para o chão porque houve uma derrota e a alegar que não tem condições para governar.”

“O que o primeiro-ministro fez foi dizer que está desesperado por eleições mas não quer assumir a responsabilidade dos momentos difíceis, a não ser numa matéria. Se houver um banco que lhe bata à porta temos a certeza que há 450 milhões para um privado ou já sabemos que há quatro mil milhões para o BPN, num buraco sobre o qual o Governo se recusa determinantemente a dizer qual será aquilo que chegará ao bolso dos contribuintes.”

Sem comentários:

Enviar um comentário