Francisco Louçã quer Bloco a liderar «esquerda maioritária» dentro de dez anos
O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, manifestou hoje a expectativa de que, dentro de dez anos, haja uma «esquerda maioritária» e um «governo socialista» em Portugal que acabe com as injustiças e o desemprego
Na inauguração da sede nacional do Bloco de Esquerda, num palacete construído em 1876 e que foi a sede do extinto PSR, Louçã lembrou as lutas dos que, na área da «esquerda revolucionária e democrática» conseguiram, há dez anos, criar o movimento que se formalizaria como o partido político que hoje lidera.
«No momento em que abrimos a sede, no começo da segunda década do BE, é muito maior o compromisso, é muito maior a responsabilidade concreta que cada um de nós tem na construção de uma esquerda nova e socialista», disse.
Louçã afirmou que, dentro de dez anos, o BE deve conseguir dizer que «deu passos decisivos para que haja uma esquerda maioritária em Portugal».
«Para que daqui a dez anos possa haver uma esquerda maioritária em Portugal, para que possa haver um Governo socialista para que acabe a injustiça fiscal, que acabe a injustiça do desemprego. Essa esquerda grande, de uma democracia responsável, é o programa do BE», disse.
Hoje, considerou, o país vive «estrangulado pelo desemprego de 700 mil pessoas» e é «ameaçado por dois milhões de trabalhadores precários», correndo o risco, acrescentou, de se ver confrontado com um Programa de Estabilidade e Crescimento «a três anos de redução dos salários e de aumento de injustiça social».
A nova sede do BE, na rua da Palma, é um antigo palacete da segunda metade do século XIX, que os bloquistas adaptaram aos tempos modernos, com a preocupação de manter a traça original do edifício.
«Vejam bem que quando esta casa foi construída, Karl Marx era vivo, tinha publicado "O Capital" há pouco tempo, a comuna de Paris tinha acabado de acontecer», lembrou o dirigente bloquista, perante algumas dezenas de militantes.
Sol / Lusa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário