sábado, 26 de janeiro de 2019

CITAÇÕES


Há ou não há uma diferença no modo como reagimos à violência?

As palavras, o discurso e a retórica têm em democracia muito valor, inclusive para acabar com ela.
(…)
Um negro rico, ou académico, ou yuppie, ou consultor financeiro é cada vez menos negro e um negro pobre é cada vez mais negro.
(…)
Todos têm de lidar com a cor da pele, como os brancos em África, e o racismo é inaceitável, mas só a melhoria da condição social é eficaz para o combater.
Pacheco Pereira, “Público” (sem link)

A tendência [do PR] aparecer, sobretudo na televisão, todos os dias, muitas vezes para dar conta da sua preocupação com assuntos que não há ninguém de bom senso que não esteja preocupado, cheira a vampirismo político.
(…)
Quando Marcelo apanha boleia com um camionista alegadamente para chamar a atenção para a dureza da profissão ter-se-á apercebido de quantas profissões estarão em lista de espera?
(…)
Marcelo não está a prometer preocupações a mais, bem tendo consciência plena que cabe ao governo tratar do desgaste de cada profissão?
(…)
É intrigante esta atafona de Marcelo por aparecer diariamente a manifestar as suas preocupações.
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

[Chega] é o primeiro partido assumidamente populista de extrema-direita que se afirma em Portugal nos mesmos termos em que outros o têm feito na Europa.
(…)
Em nome de audiências e de cliques, a comunicação social é cada vez mais dominada pelo populismo, não só no entretenimento, mas também nos conteúdos informativos e jornalísticos.
(…)
O populismo combate-se defendendo as regras e dignificando os princípios da democracia liberal na sua diversidade inclusiva.
São José Almeida, “Público” (sem link)

Os problemas dos bancos transformaram-se em problemas para as pessoas e a fatura da festa de alguns acabou por ser a dividir por todos.
(…)
A melhor forma de assaltar um banco, parece, é pelo seu conselho de administração.
(…)
[Carlos Costa] era um dos membros do conselho de administração quando a torneira de crédito para Espanha foi aberta na máxima força.
(…)
Os grandes devedores dos bancos, que somaram milhares de milhões em negócios ruinosos, beneficiaram muitas vezes de favores políticos de quem dirigia o banco.
(…)
O relatório da auditoria da Caixa que foi divulgado é resultado do BE ter obrigado o governo a fazer uma auditoria forense ao banco público.
Pedro Filipe Soares, “Público” (sem link)

[O que tem denunciado o Conselho da Europa é que] somos uma sociedade racista como as outras, mas que o nega mais veementemente que a maioria e na qual, como agora acontece, se acusa de “incitação à violência” quem denuncia a própria violência racial.
Manuel Loff, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário