domingo, 13 de janeiro de 2019

MAIS CITAÇÕES (12)


O caminho [do Estado] tem sido o de servir o poder económico e financeiro nacional e internacional, secundarizando os interesses do povo e do país.
(…)
Os direitos fundamentais à saúde, à educação ou a uma vida digna são espremidos ou eliminados em nome da saúde financeira ou quando chocam com as "leis do mercado".
(…)
Os instrumentos de tortura são os números manipulados conforme as conveniências.
(…)
Uma governação que privilegia a supremacia plena da finança torna-se, inexoravelmente, em eficaz torturador.
(…)
Hoje não falta quem diga que aquela privatização [da ANA] foi escandalosa.
(…)
Sucessivos governos destruíram impunemente linhas férreas.
(…)
[Espera-se do Governo que] introduza os indispensáveis reequilíbrios na legislação laboral e ajude à revitalização da contratação coletiva.

Não é apenas Montenegro que desafia Rio, é o aparelho nervoso que desfia lugares.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

A perspetiva de ver um Presidente da República irromper por um programa televisivo, popular e de entretenimento é perturbadora.
(…)
Não é claro que haja um bom populismo capaz de, no médio prazo, conter o crescimento do mau populismo.
Pedro Adão e Silva. Expresso (sem link)

Calcula-se que 90% do legado cultural material da África Subsariana esteja fora do continente africano.
(…)
Só quando ouvirmos com atenção as narrativas dominantes nos países que foram colonizados começaremos a descolonizar as nossas cabeças.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)
A sobrevivência do euro é o único alvo político da União.
(…)
As promessas que [França e Alemanha] contavam, que eram as da convergência real num espaço económico unificado não se realizaram.
(…)
[Com o euro] houve poucos ganhos com a liberdade de circulação de mercadorias e nada que se parecesse com a chuva de empregos que os doutos relatórios da Comissão [Europeia] tinham adivinhado.
(…)
Salvo in extremis por Draghi e pela capacidade de adaptação do BCE, o euro sobreviveu à primeira crise e aos erros dos decisores europeus.
(…)
Se o Presidente telefona à Cristina [Ferreira], a resposta é convocar a coleção de energúmenos que parece que Goucha quer adotar.
(…)
O único motivo de Goucha é a guerra das audiências, o que não desvaloriza o convite a um delinquente condenado a uma soma de 19 anos de prisão, e nazi declarado.
Francisco Loução, Expresso Economia (sem link)

Segundo Trump, está a haver uma “invasão” de estrangeiros da América Latina, muito embora os dados mostrem que a imigração está a diminuir.
Paul De Grauwe, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário