quinta-feira, 1 de março de 2012

MENOS "VAI E VEM"

A rede de mini-autocarros de Portimão “Vai e Vem” reduz, a partir de hoje, a frequência das ligações nocturnas e de fim-de-semana. A explicação oficial é de que a decisão resulta de uma “redução da procura média na ordem dos 11% aos sábados e 8,7% aos domingos face à dos dias úteis” e visa “garantir a eficiência dos recursos disponíveis”.
O sistema “Vai e Vem” permite uma boa mobilidade dos cidadãos de Portimão apesar de os horários nem sempre serem cumpridos à risca. Além disso também apresenta uma assinalável cobertura do concelho, com custos aceitáveis para os utentes, em especial as crianças e os idosos.
A decisão de diminuir a frequência dos “Vai e Vem” é, por isso, reprovável, e a explicação oficial convence pouco na medida em que uma redução da procura de 11% aos sábados e 8,7% aos domingos não justifica uma medida tão drástica. Entre outras consequências, vai atingir os cidadãos com menos posses (é sempre assim), vai fazer com que andem mais automóveis na rua o que implica um aumento da poluição, e abre a porta a cortes mais violentos no futuro. O Bloco de Esquerda de Portimão opõe-se terminantemente à decisão que hoje entrou em vigor.

Sem comentários:

Enviar um comentário