sexta-feira, 19 de abril de 2013

LEMBRAR MIGUEL PORTAS




O núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda presta homenagem a Miguel Portas numa sessão evocativa e exposição que contará com a participação de Marisa Matias.

Perto de completar um ano após o desaparecimento de Miguel Portas, bloquistas e amigos, promovem um evento público, no próximo domingo, dia 21 de abril, a partir das 16 horas, na sede do Bloco em Olhão (Galerias Avenida).

"Lembrar Miguel - Liberdade, frontalidade e Luta" é uma iniciativa que reúne poesia, música, intervenções políticas e uma exposição dedicada a Miguel Portas. Esta iniciativa contará com a presença de Marisa Matias, Tó Viegas, Afonso Dias, o projeto "LU.TA" (a confirmar) e muitos amigos de Miguel Portas.

Antes, haverá lugar a um almoço-convívio no restaurante "Tacho na Mesa". Todos os interessados devem fazer a sua reserva para o número 918 744 342 (Alcindo Norte) até à próxima quinta-feira.



Miguel Portas teve uma vida intensa e viveu-a intensamente. Durante toda a sua doença continuou sempre a cumprir as suas responsabilidades e estava, neste preciso momento, a preparar o relatório do Parlamento Europeu sobre as contas do BCE.

Jornalista, fundou o “Já” e a Vida Mundial, das quais foi diretor. O fascínio pelas culturas do mediterrâneo levou-o a viajar e a conhecer profundamente esta região, sobre a qual escreveu dois livros e realizou um documentário.

Ativista contra a ditadura de Salazar desde jovem, foi preso tinha ainda 15 anos. Militante do PCP entre 1974 e 1989, esteve sempre empenhado na transformação da esquerda. Fundador do Bloco de Esquerda, foi o cabeça de lista nas primeiras eleições em que o movimento foi a votos, as europeias de 1999. Um dos principais impulsionadores do movimento que ajudou a crescer, Miguel Portas foi eurodeputado do Bloco de Esquerda desde 2004 e dirigente nacional desde a fundação do movimento.

Mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário