sexta-feira, 18 de março de 2011

A RETÓRICA E A PRÁTICA

Na edição online do “Público” pode ler-se que “a Assembleia da República chumbou hoje os projectos de lei do PCP e do BE que propunham a abertura de um concurso para a entrada nos quadros de professores contratados”. O PS votou contra em todos os casos e PSD e CDS ajudaram ao chumbo quer através da abstenção quer acompanhando o voto do PS.
De um modo geral, os projectos de lei tinham como finalidade converter em vagas nos quadros de escola horários completos que tinham sido preenchidos por professores contratados em vários anos consecutivos. Esta ideia tem todo o cabimento na medida em que estamos perante necessidades permanentes das escolas e levaria a que pudesse ser levado a cabo um trabalho de continuidade dos professores, para além de combater a precariedade. Seria o próprio Estado a dar o exemplo de que postos de trabalho que preenchem lugares indispensáveis deverão converter-se em postos de trabalho permanente.
As propostas das forças partidárias à esquerda do PS têm todo o sentido mas estavam, à partida, sujeitas à rejeição. De qualquer maneira, tiveram o mérito de clarificar, mais uma vez, quem está ao lado de quem. PSD e CDS, apesar das lágrimas de crocodilo que a toda a hora vertem pelas injustiças deste Governo, são, tal como o PS, partidos do arco neoliberal e, em questões concretas, não conseguem escondê-lo. A retórica é uma coisa e a prática é outra. E é esta que conta. Neste caso foram os professores os atingidos mas a filosofia neoliberal é para aplicar a todos os trabalhadores como, infelizmente, tão bem sabemos.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário