segunda-feira, 8 de junho de 2015

DESEMPREGO E PRECARIEDADE LABORAL NO ALGARVE


Como é do conhecimento geral, os números oficiais do desemprego relativo ao primeiro trimestre de 2015 vêm demonstrar que o Algarve continua a ser a região do país onde há mais pessoas sem trabalho. Para além do desemprego, outras situações não menos graves têm a ver com a precariedade laboral, os salários baixos ou mesmo o atraso no seu pagamento como prova a recente luta dos trabalhadores desenvolvida no Clube Praia da Rocha.
Desemprego e precariedade laboral no Algarve é o tema de um documento divulgado pela União de Sindicatos do Algarve referido pelo Barlavento na sua última edição da passada quinta-feira, 4/6 e que transcrevemos aqui na íntegra.
A União de Sindicatos do Algarve acaba de divulgar um documento onde aponta para os altos índices de desemprego e da precariedade laboral na região algarvia. Afirma a USAL que «no plano regional, após 4 anos de governação PSD/CDS e os anteriores 6 do PS, o que caracteriza o Algarve do ponto de vista social é a enorme dimensão do desemprego, a cada vez mais intensa precariedade laboral, os baixos salários e o autêntico escândalo que constituem os salários em atraso. Fatores que contribuíram para o crescimento da pobreza, da exclusão social e do aumento da emigração. Com uma taxa de desemprego oficial (em sentido restrito) de 16,4% no primeiro trimestre de 2015, cotando-se mais uma vez como a região do país em que esse indicador valores mais altos apresenta, o Algarve mantém uma enorme dimensão de desemprego, mesmo levando em conta que os dados oficiais não refletem minimamente o desemprego real e que são já sobejamente conhecidos os expedientes utilizados pelo governo para a não contabilização de desempregados e para baixar artificialmente as taxas de desemprego». Adianta a USAL no seu documento que «o maior sector de atividade da região, o Turismo, pese embora governo e patronato proclamem, até como suposto exemplo, os bons resultados obtidos nos últimos anos, é um espelho evidente da profunda degradação social do Algarve: esses aludidos bons resultados não se traduzem na efetiva redução do desemprego regional, pelo contrário é o número de trabalhadores efetivos que se reduz, é a precariedade que é cada vez maior, assim como o recurso, de forma abusiva,  à figura do “estagiário”; os salários são baixos e há vários anos que não se registam aumentos, existe um número crescente de  empresas com salários em atraso ou que ficam a dever salários no final dos contratos. A luta desenvolvida no Clube Praia da Rocha é um exemplo gritante desta última situação. A prepotência e a má gestão de algumas entidades patronais estão também à vista de todos e de que são exemplo claro duas situações bem recentes: o despedimento de 12 trabalhadores da Portway, no Aeroporto de Faro, ao arrepio de todas as normas legais, e o processo de insolvência da Litográfica do Sul, em Vila Real de Santo António, empresa cuja produção se destinava em 60% à exportação e onde estão em perigo mais de 40 postos de trabalho. No primeiro caso, o da Portway, empresa que pertence à ANA/ Vinci , e onde surgem assim, e de forma evidente, algumas facetas das consequências da privatização de empresas públicas, a prepotência surge através do clima de impunidade que o governo vem transmitindo ao patronato através das suas políticas. No segundo, está também evidente a ausência de preocupações do governo quanto à economia, em particular ao sector produtivo e ao emprego”.

Sem comentários:

Enviar um comentário