segunda-feira, 22 de junho de 2015

“LINHAS VERMELHAS”, O NOVO LIVRO DE JOSÉ MANUEL PUREZA, APRESENTADO HOJE


“Linhas vermelhas”, o novo livro de José Manuel Pureza foi esta tarde apresentado no Café Santa Cruz em Coimbra (*). Nele, o professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra afirma que “Portugal acordou tragicamente tarde para a construção de um Estado amigo das pessoas”.
Segundo o autor “não tivemos nunca, em Portugal, um Estado de Bem-Estar consolidado e, por ser assim, nunca tivemos devidamente enraizada uma cultura de direitos sociais como suporte indispensável da prática dos direitos civis e políticos”. Actualmente, analisa o ex-lider da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, “a vivência incipiente de Estado Social” que Portugal teve, actualmente “nos parece inexoravelmente longínqua e remetida para um passado sem remissão”.
Pureza alerta, aliás, para o facto de que este “discurso de remissão” é “uma prescrição de amnésia e de passividade”, uma narrativa que é uma “estratégia da diminuição da espessura dos direitos, do contrato social, da fragilização da mobilização social para os combates pela dignidade”.
“O Portugal do próximo futuro será evidentemente um país mais pobre, resultado da redução salarial generalizada, da brutal penalização das reformas e da perda de salário indirecto, traduzida no esfacelamento prático das políticas de universalidade de serviços públicos essenciais como a educação, a saúde ou a segurança social” afirma ainda o ensaísta, que é também investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
(*) Informação recolhida na imprensa local

Sem comentários:

Enviar um comentário