sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COMO O ESTADO ISLÂMICO INFLUENCIA A GEOPOLÍTICA MUNDIAL?


Neste episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Giorgio Romano, professor de Relações Internacionais da UFABC (Universidade Federal do ABC), discute os impactos do Estado Islâmico na geopolítica mundial.
Para o especialista em política externa, com uma combinação de fatores políticos que impedem uma acção conjunta, o grupo extremista consegue radicalizar a violência, pois não enfrenta resistência para continuar a se expandir.
"Nunca nenhum grupo teve a capacidade de mobilizar jovens como o Estado Islâmico. Com forte apelo emocional e uma espécie de culto à violência extrema, eles atraem a atenção de milhares de pessoas. E essa capacidade do ISIS em resistir está ligada ao facto que ninguém quer entender-se. EUA não reconhecem que a Rússia precisa ter papel de destaque para solução do problema. A Turquia está em dúvida, pois, se destruir o Estado Islâmico, os curdos ganham. A Arábia Saudita nega-se a lutar ao lado do Irão. Portanto, uma série de factores faz com que o ISIS avance sem resistência", afirma.
Assista à primeira parte  da Aula Pública Opera Mundi com Giorgio Romano: Como o Estado Islâmico influencia a geopolítica mundial?



Na segunda parte da Aula Pública, Giorgio Romano responde à pergunta da correspondente de Opera Mundi no Reino Unido, Rachel Costa.



Na terceira parte da Aula Pública, Giorgio Romano responde as perguntas do público na UFABC, em São Bernardo do Campo.



Sem comentários:

Enviar um comentário