domingo, 10 de janeiro de 2016

REDUÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO


Sob o título genérico Especial 2016, o Público de ontem publicou uma reflexão de Manuel Carvalho da Silva, investigador e ex-dirigente da CGTP, sobre a redução do tempo de trabalho. Entre as suas afirmações seleccionámos as seguintes ideias:
- O aumento da esperança da vida e o papel das mulheres no trabalho e na sociedade são, para mim, duas enormes mudanças do último século.
- Estou plenamente convencido que o rompimento com o pensamento neoliberal, que por agora está instalado, coloca entre outros desafios, uma nova discussão sobre o tempo de trabalho.
- Será possível trabalhar menos horas e criar mais emprego, organizando as empresas e serviços para, com as capacidades técnicas, financeiras disponíveis, produzir mais e melhor.
- Se na produção da riqueza não houver uma distribuição justa que se reflicta no salário, dificilmente a justiça é recuperada no sistema fiscal.
- Não se pode afirmar a cidadania, a participação cívica, a democracia sem olhar para o trabalho e garantir-lhe dignidade.
- Precisamos que o trabalho seja remunerado de forma justa, que tenha condições que respeitem a nossa dignidade, que seja um espaço de relações entre iguais.
- As sociedades do futuro têm extraordinárias possibilidades de gerir melhor a carga de sofrimento do trabalho, reduzindo-a e ampliando as componentes de criatividade, de prazer e de realização humana.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário