sábado, 30 de março de 2019

CITAÇÕES


O Ministério das Finanças está a ficar conhecido por ter secretárias com gavetas tão grandes, que é possível perder-se durante meses (ou anos) pedidos dos diversos ministérios para a contratação de pessoal, a realização daquele investimento essencial ou, até, meramente para a realização de despesa corrente variada.
(…)
A meta de défice é o espelho do que também ficou por fazer no país.
(…)
O objetivo do exercício de um ano orçamental passou a ser o cumprimento do défice, subalternizando o cumprimento das políticas públicas definidas no Orçamento do Estado a esse dogmático propósito.
(…)
Podemos e devemos [usar a folga dos 500 milhões de euros para ajudar os serviços públicos], porque é aí onde estamos a atrasar as respostas que são urgentes.
Pedro Filipe Soares, Público (sem link)

Depois de meses, muitos meses, de trabalho parlamentar sobre um pacote legislativo de combate à corrupção, PS e PSD acertaram à última hora as escapatórias que garantam a intocabilidade de alguns interesses poderosos.
(…)
Não é que fosse preciso, mas fica mais que provado que a regulamentação do lobbying entra pela porta e sai logo pela janela.
(…)
Os mesmos PS e PSD aprovam (…) que um deputado-advogado fica de mãos livres para legislar em assuntos tratados pela sociedade de que é membro

Famílias há muitas e as que resultam dos negócios são tanto mais eficazes quanto se escondem em formas de afinidade e vínculo que não precisam da consanguinidade para ativarem os mecanismos de proteção e de cumplicidade de quem pertence ao mesmo clã.
(…)
O centrão e o mundo dos negócios sempre formaram uma grande família.

A obsessão populista com os “políticos” esquece que a maioria deles não tem qualquer poder significativo e, ao concentrar-se neles, ajuda a permanecer discretos os verdadeiros poderosos.
(…)
Nos partidos não se deve viver a não ser com muita moderação.
(…)
Fora deles [partidos] é que estão a maioria das “famílias” dos predadores.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Todo o trabalho é realizado numa permanente intersecção entre o trabalho individual e o trabalho colectivo, entre a função realizada pelo trabalhador e o contexto organizacional e social em que se insere.
(…)
Em qualquer organização empregadora, a avaliação de desempenho, qualquer avaliação de desempenho, careça de ser... (re)avaliada.
(…)
Do ponto de vista (também) da sua aplicação e gestão, a avaliação de desempenho não pode ser dissociada do desempenho da avaliação.
João Fraga de Oliveira, Público (sem link)

Pode-se morrer de dentro para fora, com as palavras e os actos que nos destinam aqueles em quem confiámos e amámos um dia.
Patrícia Santos Pedrosa, Público (sem link)

O inefável bloco central, PS e PSD, sempre juntos em prol do interesse nacional quando convém, somaram votos para inverter aquele que tinha sido o espírito dos trabalhos da Comissão da Transparência ao longo de quase três anos.
(…)
A direcção parlamentar do PS engoliu o discurso de ética republicana com que avançou para esta comissão.
(…)
É um caso de muito barulho para nada e de cedência total ao corpo profissional que mais políticos tem dado ao país: os juristas.
Ana Sá Lopes, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário