sábado, 9 de março de 2019

CITAÇÕES


[8 de Março] é um dia de luta, por todas aquelas a quem não chegamos a tempo e por todas a quem não podemos faltar.
(…)
[A violência doméstica] afeta também as crianças, sujeitas de forma direta ou indireta às situações de violência, elas também vítimas deste crime.
(…)
Os crimes contra o património são mais severamente punidos do que a violência contra as mulheres, o que é incompreensível.
(…)
O Bloco de Esquerda propôs e o Governo aproximou-se da ideia de criação de Tribunais Especializados de Competência Mista em Violência Doméstica.
(…)
A greve feminista internacional anunciada para este dia 8 de março é mais um passo no caminho pela afirmação dos direitos das mulheres.
Pedro Filipe Soares, Público (sem link)

Os planos de protecção para as crianças são insuficientes, sobretudo quando a média de idade das vítimas de violência doméstica é cada vez menor e os filhos, consequentemente, são mais jovens e não criados.
(…)
A fúria tonta deste homem [Neto de Moura] contra quem se insurgiu e indignou pelas suas decisões bestiais só cuidou de angariar medalhas para si, homem-mártir dos cúmplices.

O narcisismo de Marcelo atingiu níveis que roçam o patológico.
(…)
Impunha-se decoro no mais alto magistrado da nação, mas não se pode pedir a alguém o que não tem. Ai Celito, Celito...
Domingos Lopes, Público (sem link)

Mulheres como nós, antes de nós, lutaram para que fôssemos finalmente vistas como cidadãs de pleno direito, pessoas de plena humanidade — e não homens diminuídos ou incompletos.
(…)
Nascer do sexo feminino não é um privilégio, mas uma sentença de morte em tantos contextos ainda no presente.
(…)
A inclusão far-se-á pela soma de visibilidades, não pelo apagamento de metade da humanidade.
Maria Faustino, Público (sem link)

Não chegam as paradas simbólicas de luto pelas mulheres assassinadas — são precisas leis e respectivas aplicações eficazes que defendam aquelas que estão em risco de ser assassinadas.
(…)
Se é sabido que vivemos numa sociedade com um pendor patriarcal (…), então a responsabilidade de quem tem poder é maior ainda.
Nelson Nunes, Público (sem link)

Quase todas as situações político-sociais de outros países em que a administração norte-americana intervenha ou se imiscua (…), para a generalidade das pessoas desses países, objectivamente, têm degenerado em agravada inquinação económica, social, humana, política e, muitas vezes, da paz.
(…)
A fiabilidade do nosso filtro aumenta com não podermos ignorar que a “liderança” do processo [na Venezuela] é assumida por alguém que, visível e audível até agora, é, objectivamente, mandatário da actual administração norte-americana.
João Fraga de Oliveira, Público (sem link)

A crise na habitação é a maior urgência da capital, mas o Bloco de Esquerda sempre criticou o pilar privado da renda acessível.
(…)
O Bloco foi o único partido que sempre votou contra todas as operações do programa de renda acessível em formato PPP por considerar que a autarquia não devia fomentar a especulação imobiliária na cidade.
(…)
Lisboa deve apostar no pilar público da renda acessível para poder disponibilizar milhares de casas que as famílias das classes médias possam comportar.
Manuel Grilo, vereador do BE na CML, Público (sem link)

Basta passar pelas caixas de comentários de alguns jornais ou por certos murais do Facebook para ver autênticas lixeiras a céu aberto de ignorância e insultos que se fazem passar por «opinião».

Sem comentários:

Enviar um comentário