domingo, 24 de março de 2019

MAIS CITAÇÕES (22)


Um estudo da OCDE publicado nesta semana mostra que Portugal é dos países que mais penalizam quem se reforma antecipadamente e menos beneficia quem trabalha mais anos do que deve.
(…)
Se se sair do mercado de trabalho antes do previsto, o corte é de 36% se for um ano e de 45%, se forem três anos.
(…)
As penalizações são injustas para quem passou, literalmente, a vida toda a trabalhar e não tem como vislumbrar a possibilidade de deixar de fazê-lo.
(…)
Não é possível ignorar que vivemos num país onde até há bem pouco tempo a maioria começava a trabalhar mal saltava dos bancos da quarta classe.
(…)
Quarenta anos de descontos deveriam ser suficientes para que alguém pudesse usufruir do tanto que contribuiu para o país.

O Parlamento português, com o entendimento entre Passos Coelho, Portas e o então secretário-geral do PS, correu para ser o primeiro a aprovar o Tratado Orçamental, que, seis anos mais tarde, se aceita que não deve entrar no acervo legislativo comunitário por ser um conjunto de regras tão disparatadas como danosas – mas continuará em vigor.
(…)
É sempre tudo assim, dá-se o passo errado e depois o Governo queixa-se de que era escusado.
(…)
É difícil admitir que o Governo se possa lamuriar de que o processo contra a Zona Franca da Madeira seja um instrumento de exibição da Comissão [Europeia].
(…)
O mundo das zonas fiscais especiais é um espetáculo e Portugal escusava de ser submetido a este vexame.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

As consequências das novas tecnologias no emprego e no trabalho são muito incertas.
(…)
O digital, a robotização e a inteligência artificial estão aí, acelerando e trazendo novas mudanças, mas os debates predominantes têm três traços bem claros: (i) substituição de trabalho humano para aumentar e concentrar lucros; (ii) dar determinismo à máquina para subjugar o trabalho humano, as relações laborais e as formações; (iii) disseminar a produção da inovação e do conhecimento, garantindo aos grandes grupos o controlo e o lucro da sua aplicação.
(…)
É nossa responsabilidade fazer com que o princípio da precaução prevaleça também no plano da aplicação das tecnologias e seus impactos, no emprego e no trabalho.

Portugal tem dos tarifários mais altos da Europa, o que torna racional [até agora] a utilização do carro.
(…)
A pressão da procura [de transportes públicos] terá dores de crescimento, mas um efeito positivo sobre a própria oferta dos serviços.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Em Myanmar onde o Facebook é a única forma de aceder á internet, tem servido para dizimar a minoria rohingya.
(…)
[Na Turquia] o Facebook e o Google bloqueiam, a pedido, mensagens subversivas. Implacável com a democracia, dócil com a tirania.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário