domingo, 21 de julho de 2019

MAIS CITAÇÕES (39)


Tudo se conjuga para se manterem os juros baixos, promotores da instabilidade financeira.
(…)
Política e finanças são a combinação tóxica do nosso tempo.
(…)
Entre nós é proposto um regime de círculos uninominais, pois desse modo é mais fácil aos poderes económicos conseguirem os seus objetivos (além de que assim se protegem os partidos tradicionais quando a sua força se está a degradar)
(…)
Temos o paradoxo de os democratas no Brasil proporem um sistema eleitoral à portuguesa, proporcional e por listas partidárias, e os promotores dos interesses económicos proporem em Portugal um sistema à brasileira, com eleição preferencial individual ou com o método equivalente dos círculos uninominais.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

A Concertação Social nunca foi, mas hoje está ainda mais longe de ser, um espelho fidedigno das relações laborais em Portugal.
(…)
O PS explora a necessidade de submissão das reformas laborais à Concertação Social - a instituição mais pensada na lógica do velho arco da governação - como modo de travar reformas de sentido mais progressista.
(…)
Ao refugiar-se na posição dos parceiros sociais, protege-se da posição insustentável que seria assumir, abertamente, a rejeição de direitos fundamentais na área laboral.
(…)
Não teremos mudança qualitativa da nossa matriz de desenvolvimento com o Governo aliado à elite empresarial mais conservadora - que continua a dominar a economia e o emprego - e a não valorizar os trabalhadores da Administração Pública.

Enquanto continuarmos a considerar todo o [crédito] malparado como fruto de gestão danosa, estamos condenados a proteger os verdadeiros criminosos.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

O racismo é o crime perfeito: quem o comete acha sempre que a culpa foi da vítima.
(…)
Quase um terço dos ciganos vive em barracas ou perto disso e só um terço participa no mercado de trabalho formal. 15% não sabem ler nem escrever, só 2,5% acabam o secundário e 0,1% tem licenciatura.
(…)
Os ciganos são cerca de 4% dos beneficiários do RSI. Mas, desde que ele foi criado, o número de crianças ciganas nas escolas duplicou.
(…)
Apesar da exclusão perseguir todos, as oportunidades de inclusão crescem exponencialmente com a qualificação.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Essa suspeita de abuso do poder, que o PS cometeu na última maioria absoluta, não foi superada, com se viu nos casos de endogamia noticiados este ano, na pífia proposta da lei do lóbi ou nos discursos improcedentes de combate à corrupção.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário