domingo, 28 de julho de 2019

MAIS CITAÇÕES (40)


Onde quer que exista, nos EUA, em França, no Reino Unido, o sistema uninominal serve para uma bipolarização que protege dois partidos e evita alternativas.
(…)
[O sistema uninominal] é, portanto, um sistema de distorção eleitoral, até ao dia em que explode. Há por isso um problema: as eleições passam a ser batota.
(…)
[O sistema uninominal] não vai ser aprovado [em Portugal] e, se fosse, seria uma porta aberta para a falsificação da vontade do eleitorado.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

A aposta na modernização e aproveitamento das capacidades das jovens gerações exige que se ponha fim à prática de aplicar o SMN como "salário padrão" para todos na entrada para o "mercado de trabalho".
(…)
A melhoria do SMN tem de ser acompanhada de uma revitalização quantitativa e qualitativa da contratação coletiva.
(…)
Nos últimos quatro anos o salário mínimo cresceu 70€ em termos absolutos, cerca de 19% em termos nominais e de 14% em termos reais.
(…)
Apesar de a proporção dos salários no rendimento nacional ter melhorado nos últimos dois anos (de 51,4% em 2016 para 52,1% em 2018), a perda do peso do rendimento do trabalho verificada desde 2009 está muito longe de ter sido recuperada (em 2009 o valor era de 57,6%).
(…)
A gritaria contra o SMN é não só preguiçosa, como contrária à melhoria do perfil da economia e do desenvolvimento do país.

Dificilmente o PS poderá alcançar uma maioria absoluta e laborar nesse cenário, aliás, fragiliza as condições de governabilidade no pós-6 de Outubro.
(…)
a estabilidade desta legislatura permitirá ao BE e ao PCP alimentar com eficácia uma campanha valorizando os entendimentos e acenando com os perigos de uma maioria absoluta.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Sabendo que não há como pedir a inconstitucionalidade da promoção da tolerância e do combate à discriminação, [Miguel] Morgado socorreu-se de um discurso novo da direita democrática portuguesa: que isto é ideologia do género.
(…)
A ideologia do género não te ideólogos, não tem seguidores, não existe enquanto doutrina que possa caber na definição constitucional.
(…)
No Brasil, enquanto Bolsonaro trata do circo, o seu ministro Paulo Guedes prepara a privatização de recursos naturais e de serviços públicos, começando pela Segurança Social, filet mignon dos Estados.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Hoje é a própria direita que não acredita em sim mesma, o que multiplica descolagens lamentosas e dissidências lamentáveis nos partidos.
(…)
A esquerda ocupou a maior parte do espaço político porque a direita entreteceu a sua desocupação.
(…)
Uma democracia sem alternativas não gera alternâncias.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

E que dizer dos escapes particularmente de algumas motas que atroam por toda a parte na total impunidade?
(…)
A fiscalização do ruído é, além do mais, um caos administrativo onde se esconde uma revoltante negligência das autoridades nacionais e locais.
(…)
Ou todos impedimos o ruído ou o ruído vai acabar por nos impedir a todos.
Luísa Schmidt, “Expresso” (sem link)

As desigualdades sociais, no contexto europeu, são uma chaga que não engrandece o país. É com estes três partidos que elas podem diminuir.
(…)
Portugal precisa de serviços públicos modernos e eficientes com funcionários, quadros e dirigentes motivados. Com quem o PS pensa que o pode conseguir?
(…)
O PS não pode querer um SNS que empurre para o privado a parte da população com rendimentos médios, deixando aquele para os pobretanas.
(…)
Sem uma Escola Pública de qualidade, o desenvolvimento do país não se alcança.
(…)
É preciso um plano de discriminações positivas para aquelas regiões [do interior] a todos os níveis para travar essa desgraça [dos incêndios].
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário