terça-feira, 16 de julho de 2019

OS SUPERIORES INTERESSES DAS CRIANÇAS COLOCADOS EM CAUSA POR PS, PCP E CDS


O projecto de lei recentemente apresentado pelo Bloco de Esquerda “que pressupunha a atribuição do estatuto de vítima às crianças que testemunhassem situações de violência doméstica foi chumbado na especialidade com votos contra do PS, PCP e CDS.” Para além do Bloco, apenas o PSD votou a favor desta matéria.
É completamente incompreensível que um tema tão sensível que associa crianças e violência doméstica seja alvo de um tipo de divergências políticas que impeça a sua aprovação. À partida, podemos ser levados a acreditar que estamos perante uma daquelas jogadas sujas em que adversários políticos pretendem impedir que outros usufruam da aprovação da opinião pública e disso beneficiem em termos eleitorais ainda que estejam envolvidos os superiores interesses das crianças.
A este propósito, fica aqui uma questão pertinente colocada por Paula Sequeira no artigo de opinião que assina no “Público” de ontem: “Porque não querem o PS, PCP e CDS proteger as crianças?”.
O seguinte texto é um pequeno excerto do artigo de Paula Sequeira.
O meu último artigo abordou o tema de como as crianças são abandonadas pela justiça. Após a decisão da última semana dos nossos deputados a realidade do abandono e desproteção absoluta das nossas crianças não poderia ser mais clara. O projeto de lei do Bloco de Esquerda que pressupunha a atribuição do estatuto de vítima às crianças que testemunhassem situações de violência doméstica foi chumbado na especialidade com votos contra do PS, PCP e CDS. Tendo apenas o PSD votado favoravelmente ao lado do BE nesta matéria.
Porque não querem o PS, PCP e CDS proteger as crianças?
Está cientificamente comprovado e largamente documentado em inúmeros trabalhos da comunidade científica o grave impacto da violência no desenvolvimento de uma criança. Veja-se por exemplo a TEDTalk da Dra. Nadine Burke Harris sobre como os traumas de infância afetam a saúde ao longo de toda a vida. Os traumas de infância afetam o desenvolvimento do cérebro, o sistema imunológico e endócrino, aumentam em três vezes o risco de morte por doenças cardíacas e de cancro de pulmão e reduzem em 20 anos a esperança de vida.
Uma criança que presencia violência doméstica sofre um impacto grave no seu desenvolvimento psíquico e físico, estando comprovado que intervenções precoces são essenciais para assegurar uma melhoria na saúde futura.
00:00
00:00
PUB

Sem comentários:

Enviar um comentário