sábado, 4 de fevereiro de 2012

O ABISMO APROXIMA-SE

Não é preciso estarmos muito atentos para darmos conta que a comunicação social, em especial a televisiva está enxameada de comentadores que andam de um canal para o outro a propagandear que não há alternativa às violentas medidas de austeridade que o Governo está a tomar para supostamente superar a crise.
No entanto, cada vez mais, vozes insuspeitas vêm sucessivamente afirmando – e a realidade confirma – que a austeridade violenta só pode desembocar no abismo. Mas parece que o fanatismo ideológico é mais forte que a realidade. E o pior é que os povos têm escolhido os próprios causadores do descalabro a que chegámos para repararem os danos que causaram. É como colocar uma raposa a tomar conta de um galinheiro… Não se percebe bem como foi possível que isto acontecesse mas uma das razões poderá estar nas maciças campanhas de desinformação a que as populações são sujeitas.
O texto seguinte é o primeiro parágrafo de um artigo de opinião que Miguel Sousa Tavares assina hoje no “Expresso” com o título ‘Uma tempestade liberal’ e constitui mais uma prova de que há gente de direita que começa a denunciar a “tempestade” que se aproxima e os seus causadores.

“Dentro de uns anos, se ainda houver disponibilidade para estas coisas, os historiadores hão-de debruçar-se sobre um dos maiores mistérios da história política contemporânea: como é que aqueles que foram responsáveis por este absoluto desastre que atingiu o sistema de economia de mercado do mundo ocidental, foram depois chamados para reparar os danos. Os professores e teóricos da economia, os gestores e políticos que pregaram a desregulação, o fim do Estado e a suprema virtude de um mercado deixado entregue a si próprio, são os mesmos a que os povos entregaram as suas almas para serem salvas. A excepção foram os Estados Unidos – onde ao descalabro económico da administração republicana, se juntou uma larga incompetência em todas as outras áreas, possibilitando o triunfo de Obama. Mas em toda a Europa, onde a crise ameaça fazer a sociedade retroceder meio século, a direita liberal – filha dilecta, quando não agente, das ideias que conduziram ao descalabro – foi aquela que os eleitores escolheram para tentar reconduzir a economia ao que era dantes. E, todavia, todos votaram sabendo que foram essas ideias – sobretudo, a aposta na desregulação do sistema financeiro – que estiveram na origem da crise: a Irlanda e a Islândia são exemplos perfeitos do que sucedeu. Todos votaram sabendo que o que conduziu depois a Europa à crise das dívidas soberanas foi justamente a necessidade de os Estados acorrerem a refinanciar o sistema bancário para evitara a sua implosão: os eleitores que tiveram de pagar do seu bolso a salvação do sistema financeiro, hoje pagam de novo os custos dessa operação, sob a forma de austeridade e aumento de impostos. Em Inglaterra, onde grande parte da banca teve de ser nacionalizada e hoje é administrada pelos mesmos gurus ganhando as mesmas fortunas e prémios de gestão, os eleitores viraram-se para um governo conservador, cujo líder, David Cameron, ainda há dias dizia, na cimeira europeia de chefes de Governo, que o importante era continuar a desregulação.”

Sem comentários:

Enviar um comentário