sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SERIA CÓMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO

O Ministro da Economia é um manancial de anedotas. É uma pena que os bonecos da Contrainformação tenham cessado a sua actividade…
A falta de trabalho já atingiu mais de 1 milhão de portugueses o que, no entender do ministro Álvaro Pereira é razão para a invenção de uma nova ocupação profissional: desempregado. Daí à criação de um gestor de carreira para desempregados vai um passo. Como comenta um leitor de um jornal online “o gestor de carreira está para o desempregado como o dietista está para o sem-abrigo.” Mas a anedota não termina aqui porque o programa anunciado pelo Ministério da Economia prevê que os centros de emprego aumentem em 20%o número de ofertas de emprego e em 50% o número de colocações de trabalhadores desempregados, até 2013.
Não é necessário ser economista para se saber que os empregos se criam com investimento (privado ou público) que faça crescer a economia de modo a gerar postos de trabalho. A criação de empregos não se faz com uma varinha de condão, numa altura em que se prevê uma contracção da economia da ordem de 3,3% para este ano. O que vai acontecer seguramente é que o número de pessoas sem trabalho terá um aumento significativo, com ou sem gestores de desempregados.
Este Governo está a brincar com a desgraça de muitas centenas de milhares de portugueses criando expectativas que sabe perfeitamente não poder cumprir. Daria vontade de rir se não se tratasse de uma tragédia.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário