sábado, 3 de novembro de 2012

CITAÇÕES

Eis a coligação a tentar o pior, não de dois, mas de três mundos: fisco gordo, prestações sociais magras, saúde e educação caras. O que Passos Coelho e a troika pretendem é reduzir o Estado à segurança e soberania.

Tenha-se presente que há gente no Governo e na sua área política que, estando convencidos de que tão cedo não disporão de idêntica oportunidade histórica para fazer acertos de contas com o povo e a democracia, quando se sentirem um pouco mais apertados não hesitarão em destruir tudo o que puderem para dificultar ao povo, a personalidades de diferentes áreas, às forças sociais, económicas e políticas que não se submetem, o encontrar de novos rumos.

O que se vê de novo é a forma inteira, absoluta, igualitária, paritária até, como as mulheres participam nos movimentos sociais que estão na origem destas manifestações que não obedecem ao enquadramento político clássico feito por partidos e sindicatos. Elas desfilam nas manifestações com a mesma visibilidade e presença dos homens.
São José Almeida, Público (sem link)

A hostilidade desta nova "casta", que alcançou o poder político ao colo do poder económico e das redes de interesses, tornou-se insuportável para quem trabalha. Os seus tiques, os gestos e desabafos de ocasião expostos nas imagens televisivas, são bem ilustrativos do seu absoluto desprezo pelos "de baixo". Perante o acelerado desmantelamento da classe média e o seu regresso ao rol dos pobres e precarizados, é bem provável que esteja iminente o reerguer de um novo sujeito da mudança, já não o proletariado do século passado, mas a revolta de uma grande variedade de camadas sociais - mulheres e homens de todas as idades, funcionários, professores, militares, jovens precários, estudantes, artistas, pensionistas, polícias, empresários, desempregados, sindicalistas, domésticas, agricultores, agentes culturais, sindicalistas, etc.
Elísio Estanque, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário