sábado, 17 de novembro de 2012

CITAÇÕES


O 14 de novembro não tem precedente na história do movimento sindical europeu. Significou um novo momento de esperança. Trata-se de um marco memorável pela articulação, pela abrangência, pela capacidade de integração de múltiplos sectores da população.


A federação é hoje o horizonte ambicionado por quem manda na União [Europeia]. E, por isso, não vem associada à defesa da autonomia e igualdade dos Estados, mas, sim, à sua anulação. (…) O federalismo europeu dos liberais é antidemocrático.


O tipo de pressão sobre as regras democráticas que Passos Coelho exerceu, ao classificar como prejudiciais e contrárias ao interesse do país as críticas que a sua actuação no Governo provocam, é uma pressão absolutamente ilegítima em democracia. E nesta avaliação nem sequer entra em linha de conta o facto de que aquele que ocupa o lugar de primeiro-ministro tem defraudado as promessas e compromissos que estão na base da legitimidade da sua eleição. Esse é um outro problema.
São José Almeida, Público (sem link)


Quando a elite se comporta como a criadagem de antigamente (aquela gente “que sabia o seu lugar”, na gíria do tempo) e a criadagem, ou seja, o povo, se comporta com mais dignidade do que a elite, estamos esclarecidos.
Clara Ferreira Alves, Revista, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário