segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CUVI: COMUNICADO DE IMPRENSA



Com data de hoje, 26 de Novembro de 2012, chegou ao nosso conhecimento um comunicado de imprensa da Comissão de Utentes da Via do Infante cuja parte essencial transcrevemos a seguir:

Assunto: Almoço/Debate pela suspensão das portagens na Via do Infante!

A Comissão de Utentes da Via do Infante, reunida em Loulé na passada sexta-feira, decidiu organizar um conjunto de ações no próximo dia 8 de Dezembro, um ano após a introdução pelo governo PSD/CDS das fatídicas portagens no Algarve. Será uma grande jornada de luta pela suspensão das portagens na região algarvia.

Uma dessas ações será a realização de um almoço, pelas 13.00 h, seguido de um grande debate alargado, pelas 14.30 h, no “Restaurante Zé do Norte”, localizado na EN 125, próximo das Quatro Estradas – Quarteira. Neste debate serão analisadas e discutidas as catastróficas consequências decorrentes das portagens na A22 e que se abateram sobre o Algarve. Também serão aprovadas novas formas de luta com vista à suspensão imediata das portagens.

Outras ações de envergadura contra as portagens serão anunciadas muito brevemente. Também irão acontecer ações de surpresa, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.

Para o almoço/debate serão endereçados convites a diversos utentes, incluindo os Presidentes de Câmara, entidades e organizações empresariais, sindicais e outras do Algarve. Todos poderão participar, propondo novas iniciativas e relatando as suas experiências e dificuldades que se agravaram dramaticamente neste último ano na região.

Com efeito, um ano depois as portagens contribuíram e estão a contribuir poderosamente para o desastre social e económico da região. Muitas empresas estão a fechar todos os dias, são já dezenas de milhares de desempregados, as mortes e os feridos graves na EN 125 e vias secundárias já destruíram dezenas de famílias. Temos culpados: o governo PSD/CDS e todos aqueles que apoiam as famigeradas portagens. A solução que se apresenta é o governo suprimir imediatamente as portagens!

A agravar toda a situação é a paragem das obras de requalificação, que nunca mais avançam, e a anulação de variantes fundamentais que envolvem os concelhos de Lagos, Olhão, Tavira, S. Brás de Alportel e Faro. Por sua vez, a Via do Infante apresenta-se cada vez mais vazia e continua a prejudicar os contribuintes em dezenas de milhões de euros – só nos primeiros 6 meses do ano o prejuízo atingiu a cifra colossal de 19,9 milhões. Uma obscenidade inadmissível e escandalosa por parte de um governo autista, prepotente e lesivo dos interesses da região e do país. A única solução aceitável é a supressão imediata das portagens!

Só resta aos utentes e cidadãos do Algarve a indignação, a revolta e a continuação e intensificação da luta pela suspensão das portagens – é o que irá suceder já no próximo dia 8 de Dezembro.

As inscrições para o almoço/debate, ao preço de 10.00 € por pessoa, poderão ser feitas através dos telemóveis 96 516 22 23, 96 533 41 55, 96 317 26 08, ou para o e-mail viadoinfante2010@gmail.com

Desde já se agradece a divulgação deste comunicado de imprensa nos v/órgãos de comunicação social e a v/presença nas iniciativas indicadas.

CUVI – Comissão de Utentes da Via do Infante

Sem comentários:

Enviar um comentário