Com data de hoje, 26 de Novembro de 2012, chegou ao nosso conhecimento um comunicado de imprensa da Comissão de Utentes da Via do Infante cuja parte essencial transcrevemos a seguir:
Assunto: Almoço/Debate pela suspensão das portagens na Via do Infante!
A Comissão de Utentes da Via do Infante, reunida em Loulé na passada sexta-feira, decidiu organizar um conjunto de ações no próximo dia 8 de Dezembro, um ano após a introdução pelo governo PSD/CDS das fatídicas portagens no Algarve. Será uma grande jornada de luta pela suspensão das portagens na região algarvia.
Uma dessas ações será a realização de um almoço, pelas 13.00 h, seguido de um grande debate alargado, pelas 14.30 h, no “Restaurante Zé do Norte”, localizado na EN 125, próximo das Quatro Estradas – Quarteira. Neste debate serão analisadas e discutidas as catastróficas consequências decorrentes das portagens na A22 e que se abateram sobre o Algarve. Também serão aprovadas novas formas de luta com vista à suspensão imediata das portagens.
Outras ações de envergadura contra as portagens serão anunciadas muito brevemente. Também irão acontecer ações de surpresa, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.
Para o almoço/debate serão endereçados convites a diversos utentes, incluindo os Presidentes de Câmara, entidades e organizações empresariais, sindicais e outras do Algarve. Todos poderão participar, propondo novas iniciativas e relatando as suas experiências e dificuldades que se agravaram dramaticamente neste último ano na região.
Com efeito, um ano depois as portagens contribuíram e estão a contribuir poderosamente para o desastre social e económico da região. Muitas empresas estão a fechar todos os dias, são já dezenas de milhares de desempregados, as mortes e os feridos graves na EN 125 e vias secundárias já destruíram dezenas de famílias. Temos culpados: o governo PSD/CDS e todos aqueles que apoiam as famigeradas portagens. A solução que se apresenta é o governo suprimir imediatamente as portagens!
A agravar toda a situação é a paragem das obras de requalificação, que nunca mais avançam, e a anulação de variantes fundamentais que envolvem os concelhos de Lagos, Olhão, Tavira, S. Brás de Alportel e Faro. Por sua vez, a Via do Infante apresenta-se cada vez mais vazia e continua a prejudicar os contribuintes em dezenas de milhões de euros – só nos primeiros 6 meses do ano o prejuízo atingiu a cifra colossal de 19,9 milhões. Uma obscenidade inadmissível e escandalosa por parte de um governo autista, prepotente e lesivo dos interesses da região e do país. A única solução aceitável é a supressão imediata das portagens!
Só resta aos utentes e cidadãos do Algarve a indignação, a revolta e a continuação e intensificação da luta pela suspensão das portagens – é o que irá suceder já no próximo dia 8 de Dezembro.
As inscrições para o almoço/debate, ao preço de 10.00 € por pessoa, poderão ser feitas através dos telemóveis 96 516 22 23, 96 533 41 55, 96 317 26 08, ou para o e-mail viadoinfante2010@gmail.com
Desde já se agradece a divulgação deste comunicado de imprensa nos v/órgãos de comunicação social e a v/presença nas iniciativas indicadas.
CUVI – Comissão de Utentes da Via do Infante
Sem comentários:
Enviar um comentário