terça-feira, 21 de abril de 2020

AUDIÇÃO AO MINISTRO DA ECONOMIA E TRANSIÇÃO DIGITAL




Hoje ouvimos o Ministro da Economia, sendo que o debate se focou nas medidas económicas de resposta à crise provocada pelo Covid-19. Coloquei várias questões, especialmente focadas nas microempresas, na resposta ao emprego e na política para o futuro.
- Que medidas pretende o governo tomar para fazer chegar o apoio a todas as microempresas, salvaguardando a situação dos sócios-gerentes?
🔴Porque é que os bancos estão a demorar tanto tempo a dar resposta e a criar entraves a tantas empresas?
🔴Como pretende o governo responder às várias microempresas que continuam a não ter acesso a nenhum apoio?
🔴Se o ministro diz que "a despesa do Estado hoje são impostos amanhã", o que pode a população esperar da resposta europeia à crise?
🔴Porque é que existe dificuldade de alargar as moratórias a todos os custos fixos das empresas, nomeadamente as telecomunicações e seguro automóvel?
- Porque é que os bancos estão a demorar tanto tempo a dar resposta e a criar entraves a tantas empresas?
- Como pretende o Governo responder às várias microempresas que continuam a não ter acesso a nenhum apoio?
- Se o ministro diz que “a despesa do Estado hoje são impostos amanhã”, o que pode a população esperar da resposta europeia à crise?
- Porque é que existe dificuldade de alargar as moratórias a todos os custos fixos das empresas, nomeadamente as telecomunicações e seguro automóvel?
Estas foram algumas das matérias abordadas, sendo que consideramos que o Governo tem falhado porque já desprotegeu milhares de trabalhadores até agora despedidos por serem mais precários. Tem falhado quando não garante a tantas microempresas os mesmos apoios. Tem falhado quando dá a entender que pode vir no futuro austeridade. (Isabel Pires)

Sem comentários:

Enviar um comentário