quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 8 DE FEVEREIRO DE 2019



Duas Recomendações foram apresentadas pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda na 1ª Reunião Ordinária de 2019 da Assembleia Municipal de Portimão. Eis, de forma sucinta, o seu teor.
Assembleia Municipal de Portimão
1ª Sessão Ordinária de 2019
8 de Fevereiro de 2019
Recomendação
Parque infantil da Figueira
Numa acção aberta com os moradores da Figueira, mais uma vez, foi-nos solicitado com urgência, um parque infantil junto ao Bairro Novo, visto a maioria dos moradores serem famílias jovens com filhos, muitos na idade pré-escolar.
Se a construção do mesmo não for breve, poderá já não ser necessária, as crianças crescem e já não vão utilizar o parque, desde a primeira vez que informamos em assembleias anteriores, sobre a falta deste equipamento, já passaram 16 meses.
O Bloco de Esquerda na apreciação do orçamento de 2019, verificou uma verba nas GOP´S e no Plano Plurianual de Investimentos, 2019/2022, no projecto obj./acção nº 18/047 - Obras de Construção ou Grande Reparação de Parques Infantis, está afixada uma verba no valor de €175.507,00 e está definido o valor de €80.000,00 para o ano de 2019, esperamos que uma parte desta verba seja alocada para a construção do Parque Infantil da Figueira.
De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão no dia 8 de Fevereiro de 2019, recomenda à Câmara Municipal:
  1. A construção mais breve possível do Parque Infantil da Figueira Junto ao Bairro Novo, visto ter cabimentação financeira para o efeito.
  2. Disponibilizar rede wi-fi, espaços verdes e zonas de lazer.
Obs. Esta recomendação foi recusada com os votos contra do PS, abstenção do PSD e os votos a favor do BE, Servir Portimão, CDU e Nós Cidadãos.
Recomendação
Dessalinização para promover a sustentabilidade dos recursos hídricos do Concelho
Por diversos anos temos passado por um período de seca prolongada, pelo que nos leva a crer, este ano repetir-se-á uma vez mais. Umas das soluções de combate a esses períodos, é a dessalinização, com este processo o concelho poderia ser autossuficiente e até fazer a sua comercialização para concelhos limítrofes.
A dessalinização, tanto de água salobra como de água salgada, constitui, a muito curto prazo, uma solução para a escassez recorrente de recursos hídricos, a seca é uma constante na vida das populações a sul do Tejo, com anos seguidos de pouca precipitação, derivado às alterações climatéricas, este flagelo só tende a aumentar, o sistema de barragens por si só não resolvem a escassez de água, as nascentes estão secando e os rios e seus afluentes diminuem o seu caudal dia a dia.
As Nações Unidas estimam que em 2025, 14% da população mundial terá que lidar com a escassez de água, em grande parte devido às mudanças climáticas. Mas a filtragem de água era notoriamente difícil, deixando os processos de dessalinização caros. No entanto, o óxido de grafeno pode fornecer uma solução bem mais acessível. Com o grafeno é diferente, a sua película chega a ser 500 vezes mais fina que as actualmente usadas e 100 vezes menor que o melhor dos filtros usados para dessalinizações convencionais. Além disso, o seu uso como película semipermeável torna o processo entre 100 a 1000 vezes mais eficiente que as formas convencionais de dessalinização, o que reduz em cerca de 99% os custos de dessalinização. Os mesmos atuam filtrando e permitindo a passagem de todo o solvente e retendo todo o soluto.
É necessário repensar no sistema de produção de água e abastecimento.
Esta tecnologia com a aplicação dos mais recentes avanços tecnológicos, e com um menor custo no investimento e na exploração, a dessalinização com filtros de Grafeno será o futuro da água potável, uma vez que todos os estudos indicam preços de produção muito baixo do agora praticado.
De acordo com o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão no dia 8 de Fevereiro de 2019, recomenda à Câmara Municipal:
  1. Proceder à criação de mecanismos para estudar esta solução a curto/ médio prazo.
  2. Levar esta problemática da seca e sua solução para discussão na Amal, ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses), Águas do Algarve.
- Enviar esta recomendação, depois de aprovada, à Câmara.
- Dar a conhecer esta deliberação ao Primeiro-Ministro, à Assembleia da República, assim como aos meios de comunicação social.
Obs. Recomendação aprovada com os votos contra da CDU. Os restantes partidos votaram a favor-
Portimão, 8 de Fevereiro de 2019.
Os membros da Assembleia Municipal eleitos pelo Bloco de Esquerda
Pedro Mota
Marco Pereira
Elvira Meco

Sem comentários:

Enviar um comentário