terça-feira, 8 de março de 2016

MARIA LUÍS ALBUQUERQUE OU A INCOMPATIBILIDADE ÉTICA


A contratação de Maria Luís Albuquerque (MLA) para a Arrow Global tem feito correr muita tinta, com toda a razão.
Se bem que, de um modo geral, a comunicação social escrita e falada tenha colocado ênfase na enorme quantia que a ex-ministra das Finanças irá receber todos os meses por poucos dias de trabalho, a verdade é que o problema de fundo não é este. Na realidade, MLA até poderia ir auferir o salário mínimo nacional que o problema se colocaria nos mesmos termos.
Sendo que esta senhora chega à Arrow sem qualquer experiencia conhecida em empresas financeiras, para sermos claros, só pode suceder que tenha a ver com um conjunto de razões altamente interessantes de que há a destacar duas: a) A vantagem da agenda de contactos que qualquer ex-governante sempre transporta consigo, quando abandona o cargo; b) O conhecimento de segredos de estado que, naturalmente irá ser posto ao serviço da empresa.
E é este último ponto, o mais polémico, já que gera “um potencial conflito de interesses”, insolúvel no imediato. Não havendo qualquer incompatibilidade legal, ela situa-se claramente no plano ético que, pelos vistos, pouco interessa a MLA e a Passos Coelho que já se colocou no papel de seu advogado de defesa.
É este o tema do artigo que José Vítor Malheiros assina no Público de hoje, de onde retirámos o seguinte excerto que, por assim dizer, completa o nosso raciocínio anterior.
Em termos abstractos, pode ser até visto como positivo que uma ex-governante tenha uma oferta de emprego particularmente bem remunerado, já que isso pode ser um reconhecimento de uma elevada competência técnica. O problema não tem nada a ver, portanto, com o valor deste contrato em si, que continuaria a suscitar dúvidas éticas mesmo que fosse feito pelo valor do salário mínimo.
2. O problema tem a ver, exclusivamente, com o facto de haver um potencial conflito de interesses e, portanto, uma incompatibilidade ética, entre 1) o facto de Maria Luís Albuquerque ser uma ex-governante da área das Finanças (ex-ministra e ex-secretária de Estado) e ir trabalhar para a Arrow Global escassos meses depois de sair do Governo e 2) o facto de MLA ser deputada da República e pretender trabalhar em simultâneo para a Arrow Global.
3. É provável que a Comissão de Ética da Assembleia da República não veja impedimento legal na acumulação por MLA das actividades de deputada e administradora da Arrow. E pode ser que a justiça não veja incompatibilidade entre o exercício desta função privada por MLA após uma tão recente cessação das funções governativas. Mas isso não significa que, de ponto de vista moral, essa acumulação ou essa sucessão sejam aceitáveis. De facto, é fácil imaginar situações onde o dever de lealdade de MLA para com um dos seus patrões (o povo português ou os accionistas da Arrow) esteja em choque com o seu dever para com o outro. É a isto que se chama conflito de interesses. Não é algo que se possa resolver garantindo que se irá desempenhar o seu cargo de forma escrupulosamente honesta. Trata-de da existência de situações onde a defesa dos interesses de um dos patrões se traduz forçosamente no prejuízo do outro - e não é difícil imaginar situações onde a Arrow e o estado português terão interesses conflituantes. Estas são as situações que um político honesto tem o dever de evitar, por muito que isso o/a prejudique do ponto de vista financeiro ou patrimonial. A existência de um período de nojo, neste tipo de situações, é aconselhável - porque a informação sensível a que MLA teve acesso como ministra e da qual poderá fazer beneficiar o novo patrão, tem um prazo de validade e, passado dois ou três anos, já não permitirá grande benefícios ilegítimos. Mas o período de nojo só resolveria o problema de MLA como ex-ministra e não o de MLA como deputada-administradora.
4. Percebo que MLA queira ganhar mais do que o seu ordenado de deputada. Considero que os deputados ganham pouco e penso que deveriam ser aumentados - apesar de a actual situação económica e social não o aconselhar neste momento. Ainda que não sejam os salários baixos que tornam os políticos corruptíveis, é evidente que um salário insuficiente pode incentivar um deputado a exercer outras ocupações remuneradas que prejudicam a sua actividade política. Mas há muitas actividades compatíveis com o trabalho parlamentar e que não suscitam problemas éticos. Bastaria ter essa preocupação.

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