sábado, 14 de janeiro de 2012

CITAÇÕES

A substituição do sistema capitalista por esta espécie de feudalismo em que lá em baixo sedimentam os servos da gleba e em cima campeiam os senhores do poder político e económico já começou há algum tempo e não parece indignar os portugueses. O Estado cobra impostos por serviços cortados, os bancos ficam com as casas depois de terem emprestado o dinheiro, os patrões reduzem salários e regalias e os preços aumentam todos os dias. O desemprego está quase nos 14%. O Governo convida os portugueses “bem preparados” a “ir ver o mundo”, porque lhes faz bem, abre a cabeça, doz o augusto ministro Relvas.
Clara Ferreira Alves, Expresso (Revista), 14/1/2011

Os países colonizados pelo sistema neoliberal estão a parecer-se cada vez mais, na ordem jurídico-política, com a organização totalitária tão criticada no Estado chinês.
Mário Vieira de Carvalho, Público, 14/1/2011

Ora, em vez de ter em atenção à incidência histórica da pobreza na sociedade e apostar em medidas que mantivessem níveis mínimos de dignidade humana entre a população mais pobre, o actual Governo assumiu claramente uma política que procede à desestruturação do aparelho estatal de intervenção social de apoio aos carenciados, adoptando uma reforma da segurança social assistencialista. Passos Coelho é, aliás, frontalíssimo - assim como o seu ministro das Finanças - a assumir que a sua política fiscal não vai penalizar os que têm mais rendimentos e mais riqueza acumulada.
São José Almeida, Público, 14/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário