quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DIAGNÓSTICO FEITO, VAMOS AO TRATAMENTO!


Não restam dúvidas de que o “diagnóstico social da situação portuguesa” está mais que feito. Toda a gente já percebeu, mesmo os mais próximos do Governo, que a caminhada, a passos largos, é para o abismo. Arrepiar caminho em direcção à catástrofe é a palavra de ordem e a solução mais viável que se apresenta neste momento é a realização de eleições antecipadas para que o povo dê a sua opinião sobre as medidas calamitosas que têm vindo a ser tomadas. Mas não se pode correr o risco de que tudo fique na mesma, quer com as mesmas cores partidárias à frente do Governo quer com outras cores mas com políticas semelhantes. É urgente a remoção do Governo da equipa de fanáticos incompetentes mas há que encontrar respostas políticas que invertam a situação actual. Esta é a questão de fundo tratada pelo renovador comunista, Cipriano Justo, no artigo de opinião que assina hoje no Público e que transcrevemos a seguir.


O grande salto atrás

O ano de 2013 inicia-se com uma garantia: o Governo trocou definitivamente os portugueses pelo único objectivo que, apesar de ser uma miragem, procura fazer dele a razão de todas as medidas de austeridade incluídas no Orçamento do Estado, e aquelas que prepara para tomar no quadro do que designou por refundação das funções sociais - o salvífico regresso aos mercados em Setembro, mais precisamente no dia 23.

Para o Governo é uma espécie de vale-tudo, de jogar todas as fichas numa derradeira jogada. O desemprego aumenta, não estivessem empregados. As falências sucedem-se, paciência. Os despedimentos disparam, o que se há-de fazer? O PIB cai, há-de crescer. A imigração regressa, boa viagem para os que partem. A pobreza alastra, a caridade que cumpra a sua missão. Não tendo conseguido, ao fim de 18 meses de governação, cumprir nenhuma das metas com que se tinha comprometido, resta-lhe o argumento com o qual quer fazer crer aos portugueses que valeu a pena terem empobrecido. A bandeira do Governo é agora trocar de prestamista.

É verdade que nos últimos três meses, principalmente desde a manifestação de 15 de Setembro, que se desenvolveu e enraizou na população a consciência de que o Governo tinha ficado por sua conta. A dimensão da transversalidade da oposição às suas políticas, traduzida na densidade nunca vista de manifestações, greves, concentrações, petições, comentários, opiniões, é um sinal demonstrativo dos prejuízos causados nas condições de vida de praticamente todos os portugueses, cujos efeitos imediatos já se fazem sentir no plano individual, com as organizações caritativas sem mãos a medir para os pedidos de ajuda, mas também com implicações, no médio prazo, nos indicadores de desenvolvimento humano do país.

Se este é, sumariamente, o diagnóstico social da situação portuguesa, faltam as respostas políticas que hão-de inverter esta situação. A principal lição da intensa luta social presente durante todo o ano de 2012 é de que não basta um coro imenso de protestos e manifestações de oposição para que os dias deste Governo cheguem ao fim. Mas, por outro lado, também não existem condições políticas para uma solução à italiana, que fizesse uma espécie de transição pacífica até às eleições de 2015. Com a actual composição da Assembleia da República, seria abrir querelas partidárias e interpartidárias com consequências imprevisíveis. Por essa razão, dar a voz aos portugueses será sempre o caminho mais curto, e o único democrático, para resolver as crises política, social e económica, que, essas sim, há muito estão instaladas. Interromper uma governação que está a colocar o país de pernas para o ar não é abrir uma crise política, é, principalmente, parar com os estragos que PSD/CDS estão a causar. E parar, nas actuais circunstâncias, é a prioridade do momento.

Mas há uma condição indispensável para que os portugueses ultrapassem a linha do protesto e invadam o território da alternativa. É saberem qual é o bloco partidário que a irá liderar e qual é o programa político que irá ser sufragado. Sem estarem claras para os eleitores estas duas condições, o ano que agora começa até poderá redobrar de protestos quanto às medidas deste Governo, mas a lógica da aversão à incerteza irá sempre prevalecer. Contando com o apoio maioritário dos deputados da Assembleia da República, a confiança institucional do Presidente da República e o respaldo da família partidária europeia, só uma oposição merecedora da confiança dos portugueses é capaz de criar uma dinâmica social e política capaz de derrotar esta coligação. Fora desse quadro, do género cada um por si e depois logo se vê, o risco é de serem os partidos do Governo a encontrarem uma solução para chegarem às eleições de 2015 em melhores condições de as disputarem do que as actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário