quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CARTÃO VERMELHO AOS TROIKANOS!



Os chamados partidos do arco do poder ou mais propriamente os capatazes da troika em Portugal (PS, PSD e CDS) chegam às eleições autárquicas sobre brasas porque têm consciência da forma como têm traído o povo português, em especial, nos últimos anos. Agora, mais que nunca, pretendem apresentar-se como se não tivessem qualquer responsabilidade na calamidade que nos atingiu, querendo convencer o eleitor local de que as eleições autárquicas nada têm a ver com o todo nacional. E têm tudo porque, se muitos candidatos, hipocritamente fingem agora nada ter a ver com os partidos a que pertencem, depois de alcandorados à cadeira do poder local, volta tudo ao mesmo, ou seja, continuarão a dar cobertura a todas as malfeitorias que os partidos troikanos instalados em S. Bento estejam dispostos a cometer.
Pretendem agora, os partidos que nos têm governado, chegar às eleições, renascidos e impolutos perante os eleitores e que, como afirma hoje Manuel Loff no Público, “pelo menos até à noite das eleições, não se vota no PSD-governo, mas Menezes ou Seara, ou que não se vota PS-Seguro-e-ex-Sócrates, mas sim Costa ou Pizarro. No fundo, é como se houvesse 308 partidos socialistas diferentes e 308 partidos social-democratas que se candidatam às câmaras deste país. Nenhum deles é co-responsável pelo fecho de escolas, centros de saúde ou maternidades, pela degradação dos serviços públicos, pelo roubo de salários e de reformas, nada a ver com o desemprego e o empobrecimento, com o trabalho mal pago, todos eles têm programas fantásticos para fixar jovens mas não têm nada, nada!, a ver com as políticas que os empurram para a emigração! No Porto, Menezes, um dos primeiros responsáveis por termos Passos à frente do PSD e do Governo, pode dizer que quer "livros escolares gratuitos" e "bolsas de estudo municipais para estudantes carenciados" e não lhe cai a cara de vergonha. Em Lisboa, Seara promete casas para "jovens a preço reduzido" e quer uma "cidade jovem"; mas foram o PSD e o CDS que impuseram a Lei das Rendas e cortam descontos aos estudantes nos transportes, lhes tiram bolsas de estudo ou lhes propõem que procurem o seu futuro longe de Portugal! A contradição total pode até ocorrer só à escala local e entre os que se dizem independentes: Rui Moreira, no Porto, tem um capítulo inteiro do seu programa sobre "Solidariedade social", e incluiu nas suas listas vereadores do executivo Rui Rio que promoveu desabridas campanhas de gosto populista contra os habitantes de bairros camarários, varrendo-os a todos com a suspeição de tráfico de droga! Ou, dizendo discordar da política cultural (havia uma?...) de Rio, chamou para n.º 3 da sua lista a atual vereadora do pelouro da Cultura do Porto, que não deve saber muito bem o que está lá a fazer... Coerência? Nenhuma! Mas, veja bem, não é o carisma que interessa?
Passos e Portas correm o país a promover os seus candidatos. Até domingo, vão-lhe dizer que não pense no Governo e na troika, que não é nada disso que está em causa. Mas estes senhores, depois de nos terem roubado, se terem queimado e renascido das cinzas, querem chegar à noite de domingo e dizer-lhe a si, à troika e aos famosos mercados que os portugueses continuam a confiar neles. Depois não se surpreenda. Nem se queixe”.
Estamos, assim, a poucos dias de o cidadão eleitor poder mostrar um cartão vermelho aos que se convenceram que são donos do poder em Portugal. De certo modo assim tem sido mas, com a permissão do povo, é preciso que não se esqueçam disso. Também é muito importante que não se esqueçam de que, quando o povo perde a paciência não há marketing eleitoral que valha a quem quer que seja nem areia que chegue para tapar os olhos às pessoas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário