terça-feira, 24 de setembro de 2013

DESEMPREGO JOVEM É CAUSA DE QUEBRA DA NATALIDADE



Soube-se agora que Portugal registou uma diminuição de quase quatro mil nascimentos no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre Janeiro e Junho deste ano nasceram menos 3968 crianças em Portugal – período em que se registaram 39913 nascimentos, menos do que em igual período do ano passado, em que nasceram 43881 crianças.
Segundo os dados mais recentes do INE, o mês em que nasceram mais crianças no primeiro semestre deste ano foi Janeiro (7248), enquanto o mês com menos crianças a nascer foi o de Fevereiro (6101).
A diminuição do número de nascimentos é justificada por um especialista com questões como o desemprego jovem, o elevado preço das creches e a dificuldade em conciliar carreira profissional e maternidade.
José Morgado, coordenador do Departamento de Psicologia da Educação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, considerou que o impacto das questões económicas é uma das principais razões para o constante abaixamento da natalidade em Portugal. Para o especialista, com “o desemprego jovem a rondar os 40%”, é evidente que os projectos de paternidade fiquem altamente comprometidos com o consequente e progressivo envelhecimento da população.
Para quem possa andar distraído para esta problemática, temos aqui mais uma consequência da austeridade brutal a que estamos a ser submetidos. Não tendo uma sustentabilidade financeira adequada, os jovens não arriscam constituir família ou, quando tomam essa decisão, raramente os casais se aventuram a ter mais do que um filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário