sábado, 25 de agosto de 2018

CITAÇÕES


[O PSD] está burocratizado e disponível para lutas internas por postos que assegurem a vidinha aos seus membros.
(…)
[No PSD] os cismas são vários sobre o verdadeiro pensamento de Sá Carneiro.
(…)
[O Governo PSD/CDS] foi o período em que uma ínfima minoria ficou mais rica e a imensa maioria com menos rendimentos e se espalhou deliberadamente a pobreza.
(…)
[PSD e CDS] vivem de incêndios, roubos de armas e pouco mais.
Domingos Lopes, Público (sem link)

A democracia não pode ser ingénua e alimentar desta forma os seus piores inimigos [como Marine Le Pen], ou acordará um dia como Sigourney Weaver, com um Allien a sair-lhe das entranhas.
(…)
[…] Ou então a Web Summit é um circo montado para dar dinheiro aos ganhar aos seus organizadores, onde qualquer bizarria como um homem (ou, neste caso, mulher) elefante ajuda a ganhar mais uns trocos.
Susana Peralta, Público (sem link)

Com o passar do tempo, ao longo da segunda metade do século XX, as subjetividades e comportamentos dessa geração “rebelde” [da 1ª metade do séc. XX] foram dando lugar a modalidades mais consentâneas com o sistema que antes se propunha combater.
(…)
A par do individualismo, o sentido de "evasão", de fuga ou alienação capturaram as gerações do último quartel do século XX, abrindo caminho a uma sociedade atomizada e corroendo as bases da democracia.
(…)
Naturalizou-se a ideia de que é preciso ser-se submisso para singrar na vida.
(…)
Saberão os millennials ou os seus filhos voltar a ganhar o sentido de rebelião e de crítica sociopolítica que inspiraram as gerações do passado?
Elísio Estanque, Público (sem link)

A incitação política e mediática ao medo e a ressentimentos permitiu que uma parte da população, minoritária mas ruidosa, incluindo membros da classe média, se sinta mais à vontade para expressar abertamente opiniões racistas que conteve no passado.
Clara Ervedosa, Público (sem link)

O projeto neoliberal é problemático para a democracia porque funciona tendo como base o fabrico de um consenso que se vende como sendo inevitável: o famoso T.I.N.A. (não há alternativa)
(…)
O consenso fabricado ao centro foi em grande medida responsável pelo reaparecimento da extrema-direita, que soube capitalizar a insatisfação de parte dos eleitorados tradicionais dos partidos de esquerda.
(…)
Por paradoxal que possa parecer, a “internacional nacionalista” está aí, e está a organizar-se.
Gonçalo Marcelo, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário