sábado, 17 de novembro de 2018

CITAÇÕES


Os movimentos a favor dos animais, ou melhor, os movimentos contra a crueldade com os animais, fazem parte da tradição humanista dos séculos XIX e XX.
(…)
As touradas são a exibição pública da tortura de um animal, que é esfaqueado para enfraquecer e depois, no caso das touradas de morte (…) ser morto.
(…)
As touradas não são uma arte, são a exibição circense de um combate desigual entre homens e animais, cuja essência é a sua tortura para gáudio colectivo.
(…)
Se aceitamos que a “tradição” por si só legitima a violência e crueldade, então podemos voltar ao “cá em casa manda ela e quem manda nela sou eu” e toca de lhe bater.
(…)
Acabar com as touradas, com a tortura dos touros para satisfação sádica das massas, é um passo no bom sentido.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

A saúde de cada um e, em geral, a saúde ao nível social, está intimamente relacionada com o trabalho.
(…)
Sim, o trabalho é, deve ser, em princípio, suporte da saúde das pessoas. Mas pode também ser factor de doença e, até, de morte.
(…)
Da parte dos trabalhadores, estes raramente estabelecem esta relação de risco entre as suas condições de saúde e as condições (materiais e sociais) em que trabalham nos seus locais de trabalho.
(…)
Há, em Portugal, não restam disso dúvidas, uma grande subnotificação das doenças profissionais.
(…)
Positivamente, tem diminuído o desemprego, aumentando a quantidade de emprego. Mas não é seguro afirmar-se que aumentou a qualidade do emprego.
João Fraga de Oliveira, Público (sem link)

Guerra de nacionalismos e de projetos imperialistas contrapostos, fechada com uma paz que guardava no ovo a serpente das novas guerras, temos muito a aprender com 1918.
(…)
Cem anos depois, o mundo pauta-se muito mais pelos critérios imperialistas de 1914 que pelas lições de 1945.
Manuel Loff, Público (sem link)

O sector silvo-industrial vale hoje um décimo do peso no PIB do sector do turismo.
(…)
Portugal detém a maior área relativa de plantações de eucalipto a nível mundial.
(…)
Se em 1996, ano de aprovação da Lei de Bases da Floresta, a área ardida em eucaliptal representou 3% da área ardida total e 13% da área ardida em povoamentos florestais, em 2017 os valores foram de 24% e 39%.
Paulo Pimenta de Castro, Público (sem link)

Por muito fantasioso que possa parecer, o combata à ignorância que espalha a incompreensão e a violência será levado a cabo, em primeiro lugar, por quem deles tenham perceção.
Rui Bebiano, Diário as beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário